28/11/2012

Concertos Solidários: música para aprender e incentivar a cidadania


A Orquestra Sinfônica da Universidade Estadual do Ceará faz dois concertos nesta terça (dia 27), às 10h e 14h, na Escola Alba Frota (Centro). A apresentação compõe a série Concertos Solidários, que está na quarta edição, e é realizada de 26 de novembro a 02 de dezembro, em igrejas, instituições benemerentes, projetos sociais e escolas que trabalham com música. Serão 14 apresentações na cidade, promovendo o encontro das pessoas com solistas e grupos musicais.

Todas as apresentações são gratuitas, estimulando a doação voluntária de alimentos não perecíveis para instituições benemerentes. Na quarta-feira (dia 28) é a vez dos alunos da Fundação Raimundo Fagner receberem o Concerto didático A História do Violão no Brasil, com o violonista Marco Leonel Fukuda.
 
Este ano, o projeto foi ampliado e, além da música erudita, também incorpora djs e um encontro de colecionadores de música, além dos recitais, concertos e aula-espetáculo em formato de festival-escola, sintonizando com instituições que trabalham com formação artístico-musical.

A edição 2012 do projeto Concertos Solidários estreou na cidade de Canindé, no início de novembro, com apresentações musicais na Basílica de São Francisco, Capela da Imaculada Conceição, Igreja Nossa Senhora das Dores, Casa de Recuperação para Dependentes Químicos (Fazenda Sousa), escolas Joaquim Magalhães e José Freire de Freitas - Pólo de Artes e Joaquim Magalhães, Aabb e Secretaria Municipal da Assistência Social.
 
O projeto Concertos Solidários é contemplado pela Lei de Incentivo à Cultura da Secretaria da Cultura do Estado do Ceará. Uma realização da produtora Cris Queiroz, tem apoio da Aço Cearense. Em sua primeira edição, em 2001, o projeto passou pela Igreja Matriz de Aquiraz e igrejas de Fortaleza. Em 2008 e 2009, Sobral e Fortaleza, já incluindo aula-espetáculo em instituições benemerentes, escolas e projetos sociais.
 
Atrações
Filha do colecionador de música Osmar Onofre, a dj Renatinha estréia no projeto, levando seu repertório de músicas do Brasil em conexão com músicas de outros países da América Latina e Caribe para a Praça dos Leões, antes do concerto na Igreja do Rosário.

O violonista Marco Leonel Fukuda faz uma apresentação na Fundação Raimundo Fagner, onde toca e conta a história do violão no Brasil. Lançou "Nascente" em 2010, seu primeiro disco com o trabalho de música instrumental para violão. No mesmo ano, foi premiado com o 2º lugar da categoria música instrumental no I Festival de Música da Rádio Universitária FM com a música "Ciliares". Atualmente, finaliza seu segundo disco, "Jornada", música-título dedicada ao centenário do Theatro José de Alencar.

Criada há menos de três anos junto ao Curso de Música da Uece, a Orquestra Sinfônica sob a batuta do maestro Alfredo Barros vem se firmando como uma orquestra-escola de jovens músicos. Apresentará repertórios que cruzam vários tempos da história da música, em formações menores, com o quarteto Siará.
 
Criada em 1960, a Banda de Música J. Ratinho fará uma apresentação especial no Passeio Público. De Canindé, ela traz um repertório dedicado a celebrar o centenário de nascimento de Luiz Gonzaga.
 
Saramambaia é um grupo idealizado pelo flautista, professor e pesquisador Patrick Mesquita. Teve início em 2010 e é oriundo de um grupo de estudos da faculdade de música da Universidade Federal do Ceará (UFC). Saramambaia compõe seu repertório seguindo as influências de grandes nomes da música brasileira como Pixinguinha, Jacob do Bandolim, Altamiro Carrilho, Hermeto Pascoal, dentre outros.
 
Programação - Concertos Solidários
Segunda, dia 26 de novembro
15h no Abrigo Tia Júlia, Parangaba
Saramambaia, grupo de chorinho
 
Terça, dia 27
10h e 14h na Escola Alba Frota, Centro
Siara, Quarteto de Cordas da Orquestra Sinfônica da Uece
 
Quarta, dia 28
10h30 e 13h30 na Fundação Raimundo Fagner
Marco Leonel Fukuda (violão-solo) e a história do violão no Brasil
 
Quinta, dia 29
19h na Fundação Bezerra de Meneses, Jardim Guanabara
Marco Leonel Fukuda (violão-solo) e a história do violão no Brasil
 
Sexta, dia 30
8h na Sociedade de Assistência aos Cegos, Bezerra de Menezes
Siará, Quarteto de Cordas da Orquestra Sinfônica da Uece e Coral da Integração
 
10h na Capela da Medalha Milagrosa - Santa Casa de Misericórdia, Centro
Siara, Quarteto de Cordas da Sinfônica da Uece
 
15h no Projeto Criança Feliz, Jardim Iracema
Saramambaia, grupo de chorinho
 
Sábado, 01 de dezembro
13h no Passeio Público
100 Anos de Luiz Gonzaga com a Banda de Música Maestro J. Ratinho, e lançamento do livro "Raimundo Marreiro - O poeta popular", de Tonico Marreiro
 
16h às 18h no Lion, Praça dos Leões
dj Renatinha recebe djs Fertinha
+
Grupo Sarambaia toca chorinho e os colecionadores de música Osmar Onofre e Chico Veloso conversam sobre o gênero musical criado há mais de 100 anos
 
18h na Igreja do Rosário: Coralistas da Irmandade de N. Sra. do Rosário
                                             Franklin Dantas (tenor)
                                             Camerata Eleazar de Carvalho. Regência: Arthur Barbosa
 
Domingo, 02 de dezembro
13h no Passeio Público: Saramambaia, grupo de chorinho,
 
Endereços
Abrigo Tia Júlia Rua Guilherme Perdigão, 305, Parangaba 3101-6125
Capela da Medalha Milagrosa - Santa Casa de Misericórdiarua Barão do Rio Branco, 20, Centro 3455.9100
Escola Alba Frota Av. Dom Manuel, 914, Centro 3452.589
Fundação Raimundo Fagner Rua Duarte Coelho, 1023, Parque Itamaraty 3274.3726
Fundação Bezerra de Menezes Major Assis, 2333, Jardim Guanabara, Barra do Ceará 3228.1015
Igreja Nossa Senhora do Rosário Rua do Rosário, s/n Praça dos Leões Centro  
Sociedade de Assistência aos Cegos Av Bezerra de Menezes, 892, São Gerardo, 3206-6800
Projeto Criança Feliz Projeto Criança Feliz Av Gaudioso Carvalho, 302 Jardim Iracema, 3286-3401
Passeio Público Rua Dr. João Moreira, s/n Centro.
Última atualização: 27/11/2012 às 19:13:43

Boa Notícia

Nenhum comentário :

Postar um comentário