19/11/2012

Esperança e Responsabilidade



Dom Sergio da Rocha*


Estamos chegando ao final do Tempo Comum e do Ano Litúrgico, que ocorrerá no próximo domingo. A Palavra de Deus nos leva a refletir sobre como temos vivido este ano litúrgico que vai se concluindo e a preparar-nos para o encontro com o Senhor, que virá para julgar os vivos e os mortos, como sempre rezamos no “Creio”. Como “ninguém sabe o dia e a hora” (Mc 13,32) em que o Senhor virá, é preciso estar sempre vigilantes e preparados. O fim do ano torna ainda mais evidente que tudo passa. Contudo, Jesus proclama que “o céu e a terá passarão”, mas que a Palavra de Deus permanecerá para sempre (Mc 13,31). 

O livro de Daniel fala de tempos difíceis, mas destaca a ação de Deus que defende e salva o seu povo (Dn 12,1). A mensagem transmitida pela profecia de Daniel é de esperança em Deus e de responsabilidade a respeito da conduta pessoal, mencionando as diferentes recompensas a serem dadas pelo Senhor aos que “dormem no pó da terra”: “a vida eterna” ou “o opróbrio eterno”. Ressalta-se a recompensa de Deus aos que “tiverem sido sábios” e aos que “tiverem ensinado os caminhos da virtude”: “brilharão como o firmamento”, “como as estrelas”, “por toda a eternidade” (Dn 12,3). Como isso é possível? Encontramos a resposta na própria Liturgia da Palavra: através da salvação, em Cristo, conforme a Carta aos Hebreus, proclamada na segunda Leitura. Jesus Cristo, através da oferenda do sacrifício de sua vida, apaga os nossos pecados e nos santifica. Graças à vitória pascal de Jesus Ressuscitado, a profecia de Daniel se cumpre plenamente: “os que dormem no pó da terra despertarão” (Dan 12,2). Por isso, devemos viver neste mundo com esperança e responsabilidade.

Com o salmista, cultivando a atitude de espera e confiança em Deus, somos convidados a rezar: “Guardai-me, ó Deus porque em vós me refugio” (Sl 15). Diante das provações e desafios que passamos e perante o mistério do fim da vida e da história, devemos permanecer firmes e fiéis, colocando em Deus a nossa esperança de alcançar a recompensa dos santos. Neste Ano da Fé, reze o “Creio” todos os dias, conforme nos propõe o Papa Bento XVI, de modo especial, nos momentos mais difíceis da vida.

Na Arquidiocese de Brasília, estamos nos preparando para celebrar os 40 anos de sacerdócio do Cardeal Dom João Braz de Aviz, que foi nosso Arcebispo e hoje está a serviço da Igreja, no Vaticano, como Prefeito da Congregação para os Institutos de Vida Consagrada. Por isso, convido a todos para a Celebração Eucarística que será realizada no próximo sábado, 24 de novembro, às 9:00 h, em nossa Catedral de Nossa Senhora Aparecida. Venha participar! 

* Arcebispo Metropolitano de Brasília

Nenhum comentário :

Postar um comentário