30/11/2012

Lançado: Livro 'Irineu Marinho – Imprensa e cidade'


Publicação retrata a trajetória do fundador dos jornais 'A noite' e 'O Globo'.
Obra foi escrita pela historiadora Maria Alice Rezende de Carvalho.

Do G1 Rio
3 comentários
  Foi lançado na noite nesta quinta-feira (29), na Livraria da Travessa do Shopping Leblon, na Zona Sul do Rio, o livro "Irineu Marinho – Imprensa e cidade" (Globo Livros). Escrito pela historiadora e socióloga Maria Alice Rezende de Carvalho, a publicação resgata a cena jornalística carioca do início do século 20 por meio da trajetória do fundador dos jornais "A Noite" e "O Globo".
"É uma apresentação de uma história entrelaçada entre as transformações da cidade do Rio de Janeiro no começo do século 20, a cena jornalística, que passava por muitas mudanças nessa época, no Brasil e no mundo, e um personagem singular, que foi Irineu Marinho. Singular porque Marinho não foi apenas um empresário, ele também entendeu o Brasil", disse a autora.
A historiadora e socióloga Maria Alice Rezende de Carvalho durante a sessão de autógrafos do livro 'Irineu Marinho – Imprensa e cidade', no Rio (Foto: Henrique Porto/G1)A historiadora e socióloga Maria Alice Rezende de Carvalho durante a sessão de autógrafos do livro 'Irineu Marinho – Imprensa e cidade', no Rio (Foto: Henrique Porto/G1)
Resultado de dois anos de pesquisa do Memória Globo em seu próprio acervo e em coleções de jornais e documentos relacionados a Irineu Marinho, o livro traz também uma análise do cidadão por trás do empresário que, ao longo de seus 49 anos de vida, expressou paixão por comunicação e pelo entretenimento, fundando dois importantes periódicos.
Capa do livro 'Irineu Marinho – Imprensa e cidade' (Foto: João Cotta/Rede Globo)Capa do livro 'Irineu Marinho – Imprensa e cidade'
(Foto: João Cotta/Rede Globo)
"Esse é um livro que tem muito a história do Rio de Janeiro, que era, na verdade, a cidade que melhor compreendeu o jornalismo que Irineu Marinho propôs", analisou Maria Alice.
Presente ao lançamento, o presidente das Organizações Globo, Roberto Irineu Marinho, ressaltou o trabalho da historiadora. "É um livro extraordinário. A autora fez uma pesquisa maravilhosa. A família aprendeu muito sobre sua origem. Várias historias eram desconhecidas para nós. O livro aborda o início do jornalismo independente e o início da cobertura da cidade", ressaltou o neto do biografado.
Quem também prestigiou o lançamento foi o presidente da Fundação Roberto Marinho, José Roberto Marinho. "O livro traz a revelação de um personagem que praticou um jornalismo diferente: mais popular, mais voltado ao trabalhador do Rio de Janeiro, com uma postura independente dos governos e das elites cariocas", relembrou.
Na ocasião, também foi inaugurada uma exposição com fotos que retratam a vida do empresário e que compõem a iconografia e temática do livro.

Nenhum comentário :

Postar um comentário