A população da paróquia do Guiúa foi esperar a chegada de Maria Mãe de Deus, junto à sua comunidade mais próxima de Jangamo: Nhaduga. Eis que, ao início da tarde, entre as nuvens de calor e já ao longe se ouviam os cânticos da numerosa delegação da paróquia de Jangamo, que acompanhou em júbilo a imagem peregrina. Esta passou para as mãos dos cristãos do Guiúa e, em comunhão, as duas comunidades acompanharam a Senhora até ao interior da igreja, entoando cânticos a Maria.
Após a despedida dos cristãos de Jangamo, rezou-se o terço e foi feita uma oração. A padroeira da diocese iniciava assim o seu percurso na missão de Santa Isabel do Guiúa, onde ficará até ao dia 18 de novembro. A peregrinação da padroeira é uma iniciativa que tem mexido com todas as comunidades da diocese e proporcionado intensos momentos de consolação e devoção.
O início oficial da peregrinação começou no dia 8 de dezembro de 2011, quando na Missa de Abertura do Jubileu, na Catedral de Inhambane, foi entregue à paróquia de Nova Mambone, a paróquia mais distante da sede da diocese, uma antiga e bonita imagem de Nossa Senhora da Conceição, em madeira, até então conservada na catedral. Desde esta data, a imagem da padroeira, ficou em cada paróquia duas semanas e já peregrinou por quase todas as paróquias da diocese de Inhambane.
Ao longo deste longo itinerário de Nossa Senhora os cristãos católicos têm valorizado e manifestado o seu afeto e respeito por Maria. Para além da devoção, tem decorrido uma importante catequese comunitária, com vista a conhecer a importância de Maria na vida da Igreja, como testemunha fiel do plano de salvação e como aquela que nos convida a confiar-nos ao seu Filho Jesus.
Fátima Missionária
Nenhum comentário :
Postar um comentário