07/11/2012

Projeto resgata verdadeiro espírito do Natal


Luciane Marins
Da Redação


Arquidiocese de Salvador
Presépio monumento instalado no canteiro central da Avenida Paralela, na capital baiana, na primeira edição do Projeto em 2011
A Arquidiocese de Salvador (BA) lançou um projeto para resgatar o verdadeiro espírito natalino: o Projeto Salvador, cidade natal do Brasil. A iniciativa, que está na segunda edição, propõe uma série de atividades e reflexões para retomar a centralidade do Mistério da Encarnação de Jesus Cristo no Natal. Padre Manoel Filho, coordenador do Projeto, explica que "é quase uma recristianização do Natal".
O projeto surgiu da percepção de que não bastava falar contra a lógica consumista de um Natal a serviço do mercado. Para o sacerdote, a sociedade perde o verdadeiro sentido desta festa cristã à medida que coloca outras coisas no lugar de Jesus.

"O mercado fez o que ele sempre faz, o que é da sua natureza: transforma tudo em instrumento de lucros. Não somos contra o mercado e é importante que ele cresça para gerar empregos e renda. Mas ele, o mercado, não tem o direito de usurpar o lugar que pertence ao Deus Menino", afirmou.

O Advento, tempo litúrgico que antecede o Natal, é uma ocasião propícia para os cristãos se preparem. "A Igreja é muito sábia e, sob a inspiração do Espírito Santo, criou o Ano Litúrgico. Nele, o Advento traz uma pedagogia perfeita para fazer um caminho espiritual rumo ao Natal," explica padre Manoel.

Presépios

O presépio ocupa lugar de destaque no Projeto Salvador. Além de um presépio monumento, que será montado no canteiro central da Avenida Paralela no dia 3 de dezembro, o Projeto conta ainda com um Concurso de Presépios. Os soteropolitanos poderão participar até o dia 10 de dezembro e o resultado será divulgado no dia 17. "O Presépio deve ter lugar de destaque. Protagonismo total. A Árvore de Natal, os presentes, as guirlandas... Tudo isso tem valor, mas o centro é o Deus Menino".

Eventos

Entre os dias 17 e 22 de dezembro acontece a Semana do Menino Deus, com Missas de segunda a sexta-feira, às 19h, e apresentações culturais das 20h às 21h. No dia 22 de dezembro, às 17h30, haverá uma Missa campal presidida pelo Arcebispo de Salvadir, Dom Murilo Krieger, seguida da premiação do Concurso de Presépios 2012 e do Prêmio da Música Católica.

Canção Nova

Nenhum comentário :

Postar um comentário