25/11/2012

Responsáveis católicos europeus vão debater pastoral das migrações


Encontro promovido pelo Conselho das Conferências Episcopais do Velho Continente decorre em Roma entre 27 e 29 de novembro

Saint Gallen, Suíca, 24 nov 2012 (Ecclesia) – Mais de 30 representantes das diversas conferências episcopais católicas espalhadas pela Europa vão reunir-se a partir da próxima terça-feira em Roma para avaliar o trabalho da Igreja junto das comunidades migrantes.
De acordo com um comunicado do Conselho das Conferências Episcopais Europeias (CCEE), enviado à Agência ECCLESIA, em causa vai estar “uma análise ao empenho dos católicos europeus no campo da pastoral das migrações” e a “definição de uma estratégia que oriente as atividades da CCEE neste setor”.
Aquele organismo criou em 2009 uma comissão especial intitulada “Caritas in Veritate”, inspirada na encíclica com o mesmo nome escrita pelo Papa Bento XVI e que aborda a conjuntura socioeconómica atual.
Entre as principais responsabilidades daquele grupo de bispos está a promoção da partilha e do trabalho comum nas áreas relacionadas com questões sociais, migrações, justiça, paz e salvaguarda da natureza e meio ambiente.
O encontro na capital italiana, que se prolonga até quinta-feira à porta fechada, vai começar com uma intervenção do presidente do Conselho Pontifício para a presidente do Conselho Pontifício para a Pastoral dos Migrantes e Itinerantes (CPPMI), D. Antonio Maria Vegliò.
A agenda da iniciativa prevê ainda um olhar sobre temáticas como a Nova Evangelização e a relação católica com as Igrejas europeias de rito oriental.
CCEE inclui 33 organismos episcopais - entre os quais de Portugal - está sob a presidência do cardeal Péter Erdo, arcebispo de Budapeste e primaz da Hungria; o secretário-geral é o padre português Duarte da Cunha.
JCP

Nenhum comentário :

Postar um comentário