27/11/2012

Tortura como uma divisão corpo-mente


Leonardo Boff
Filósofo, teólogo e escritor
Adital
22/11/2012
Com a inauguração do relatório da Comissão de Verdade e o governo brasileiro vem com toda a sua tortura bárbara como um método sistemático de estado ditatorial militar para combater os seus adversários. Já foram estudados em detalhe os processos de desumanização do torturado eo torturador. Isso precisa reprimir a sua própria humanidade para praticar seu ato desumano. Não sem razão muitos torturadores acabou cometendo suicídio por não suportar tanta maldade.
Eu, no entanto, nem sempre enfatizar este ponto da discussão que foi bem analisado por psicanalistas, especialmente na Alemanha e entre nós posnazi ​​Hélio Peregrino, já falecido.
O pior da política tortura está forçando a luta torturado si mesmo. Tortura para clivado em meia pessoa.Coloque a mente ao corpo.
A mente quer ser fiel à causa dos companheiros, para não entregá-los de qualquer forma. O corpo, sob intimidação e humilhação extrema, para estar livre de tortura tende a falar e assim fazer a vontade do torturador. Esta é a divisão.
Mas um ponto de observação: a pessoa torturada quando o pânico e medo pode ser uma vítima de mecanismos inconscientes de identificação com o agressor. Ao se identificar com ele, fica psicologicamente exorcizar pânico por um momento e assim sobreviver.
O torturado sucumbiu a essa contingência de auto-defesa desesperada incorpora a figura sinistra do torturador. Isso fica para violar a alma torturada, penetrar atinge a intimidade passado, onde os segredos mais sagrados residem e onde a pessoa se alimenta seu mistério. Portanto ultrapassou os limites da profundidade humana últimos possuir a vítima e fazer outra pessoa, alguém apenas reconhecer de fato ser subversivo inimigo do país e da humanidade, um traidor da religião, um amaldiçoado por Deus, um excomungado da Igreja, alguém que é do diabo. Torturadores Albernaz e Fleury eram especialistas na perversidade. Fleury disse Tito briga diretamente, como no filme de Ratton aterrorizante "Batismo de Sangue", baseado no livro de Frei Betto com o mesmo nome, que deixaria marcas nunca iria esquecer. Fato tem mente e escindirle e penetrar sua intimidade mais profunda do corpo, a ponto de, no exílio na França, ele foi em todos os momentos a presença de seu algoz deixou um bilhete antes de tirar sua própria vida: ".. prefiro tirar minha vida para morrer"
Este tipo de tortura é particularmente mal porque desumanização torna o eixo de uma prática sistemática de certos agentes. Se a categoria de anti-Cristo ainda significa alguma coisa, deve ser definido dentro desta caixa infernal. Esta é a subversão completa do ser humano e as suas referências sagradas. É certamente um dos maiores crimes de desumanidade que possa existir.
Tais perversões não pode entrar em qualquer anistia. Torturadores carregar em sua alma e em sua mente o estigma de Caim. Onde quer que a vida vai acusá-los porque eles violaram sua sacralidade supremo.
E a tortura ainda está faltando, o que crucifica seus entes queridos. Por exemplo, houve uma guerrilha na região do rio Araguaia, até agora não plenamente reconhecida pelos militares. Houve excessos cometidos tudo: cabeça de corte e os dedos para guerrilheiros mortos e enviados para Brasília para identificação. Eles fizeram seus corpos desaparecem. Obliterado as vidas e as mortes agora pretendem eliminar. E as famílias vivendo um pesadelo que nunca termina. Cada sino tocando em funções da casa como uma cinza vento soprando e reacendeu as chamas da esperança, seguido pelo amargo desapontamento: ele está voltando? Outros dizem: "nós não mudar de casa porque você ainda pode voltar ... eo que seria dele se não estivéssemos aqui para abraçar, beijar e lágrimas?"
Os torturadores e seus chefes estão lá, agora ameaçada pela elevação da Juventude movimento popular não deixado sozinho consciência. Eles queriam que eu como teólogo perseguidos, mas não torturado, gritando em seu ouvido ao clamor de Jesus Cristo: "Para a sua geração vai exigir uma prestação de contas do sangue de todos os profetas, dos perseguidos e torturados, seu sangue derramado a partir do Princípio do Mundo. Sim, eu garanto que você vai ser responsabilizado por este sangue "(Lc 11,50-51).
Pode haver uma anistia acordada por homens. Mas não haverá anistia antes de consciência e, antes dele, que foi apresentado sob o disfarce de um preso, torturado e executado na cruz, Jesus de Nazaré, quando juiz da Suprema Corte e, especialmente, aqueles que violaram a humanidade mínimo. Algum dia, o dia supremo, quando todos os desaparecidos aparecer. Vem, como Revelação do Apocalipse de história. Sim, eles vão voltar para os vivos. E em seguida, haverá a espera não mais ou palpitação do coração. A Living, também torturado um dia, anular todas as distâncias, enxugará todas as lágrimas e inaugurar o Reino dos mortos e desaparecidos, vivendo agora, libertados e encontrados. Então será definitivamente verdade: ".. Nunca mais Nunca uma ditadura desapareceram Tortura mais. "
[Traduzido por Maria José Gavito].

Nenhum comentário :

Postar um comentário