11/12/2012

2º Encontro da Pastoral do Povo de Rua

Encontro_de_Formao_de_Agentes_NE_nov_12_19

A Pastoral Nacional do Povo da Rua (PNPR) realizou, entre os dias 23 e 25 de novembro, o 2º Encontro Regional Nordeste, em Recife (PE). Participaram do Encontro 43 agentes de pastoral vindos de dez cidades de seis estados do Nordeste: Recife e Paudalho (PE); Fortaleza e Russas (CE); Picos e Teresina (PI); Salvador e Feira de Santana (BA); Maceió (AL) e João Pessoa (PB). Além dos agentes, participaram cinco representantes da população em situação de rua e catadores de material reciclável que contribuíram bastante para as discussões realizadas. Também participou a Equipe de Coordenação da PNPR que conta com agentes de Curitiba (PR); São Paulo (SP); Rio de Janeiro (RJ); Belo Horizonte (MG); Recife (PE) e Fortaleza (CE).
Dom José Luiz Ferreira Salles, Bispo de Pesqueira (PE) e referência da Pastoral junto à CNBB também esteve presente e ressaltou a importância do Encontro para o avanço da articulação da ação pastoral no Nordeste.
O Encontro foi idealizado pela Equipe de Coordenação da Pastoral e realizado em parceria com a Coordenadoria Ecumênica de Serviço - CESE, Misereor e arquidiocese de Olinda e Recife. A principal motivação do Encontro foi avançar na articulação das equipes de pastoral do Nordeste, sobretudo em função do aumento constante dos casos de violação dos direitos das pessoas em situação de rua – PSR e catadores de material reciclável – CMR. Esse cenário tende a ficar ainda mais violento diante da proximidade dos grandes eventos esportivos que serão realizados nas principais cidades do país.
Outro objetivo do Encontro do Nordeste foi a capacitação e formação dos agentes de pastoral. Nos últimos anos e, sobretudo a partir da Assembleia da Pastoral realizada em março de 2012, a Pastoral conseguiu ampliar os contatos com equipes que atuam com PSR e CMR nessa região. No sentido de difundir metodologia própria que visa a transformação da realidade de exclusão, aposta no protagonismo dessas pessoas e luta pela implementação de políticas públicas que as atenda.
Durante a avaliação os participantes destacaram, sobretudo, a contribuição da capacitação para o desenvolvimento das ações, a importância dos momentos de oração e reflexão e da fundamental possibilidade de intercâmbio e troca de experiência entre as diferentes equipes. Como principal encaminhamento do encontro foi definido um grupo de representantes, formado por uma pessoa de cada Regional do Nordeste, que ficará responsável por estimular e apoiar a articulação das equipes de agentes da Pastoral na região.
CNBB

Nenhum comentário :

Postar um comentário