09/12/2012

Aprenda passos para dançar sem fazer feio nas festas de fim de ano


Dançarinos ensinaram como improvisar e dançar diversos ritmos.
Além de promover bem-estar, dança também trabalha a musculatura.

Do G1, em São Paulo
23 comentários
Perto do fim do ano, começam a surgir os convites para as festas de fim de ano da empresa, aquele momento de confraternizar e encontrar os colegas. Nessas ocasiões, uma das melhores opções para se divertir é dançar, porém algumas pessoas preferem ficar paradas ou porque não sabem ou porque têm vergonha de se soltar na pista.
O Bem Estar desta sexta-feira (7) mostrou que é possível improvisar e fazer bonito mesmo sem saber dançar. Além de ser uma atividade que promove bem-estar, dançar ajuda também a trabalhar os músculos, a queimar calorias, a socializar com outras pessoas e a melhorar habilidades como ritmo, agilidade e equilíbrio.
Dança 2 (Foto: Arte/G1)
No estúdio, o professor de dança e coreógrafo Dudu Neves e a bailarina Aretha Alves ensinaram alguns passos para dançar os ritmos mais tocados nessas festas, como músicas dos anos 70, sertanejo, pop, forró e samba.
A dica do professor para quem quer dançar tudo sem saber nada é andar dois passos para o lado direito, para o lado esquerdo, para a frente e para trás. Combinar com gestos com as mãos também ajuda a se divertir e a dançar qualquer um desses ritmos.
No caso do pop, por exemplo, a marcação do ritmo também é importante. Para incrementar o passo, o professor deu a dica de estalar os dedos no fim de cada passada. Caso a música mude para os anos 70, é só acelerar o ritmo e fazer movimentos circulares com as mãos junto com algumas palmas no fim das passadas.
Para as mulheres aumentarem a sensualidade, a sugestão da bailarina Aretha Alves é mexer nos cabelos, mexer um pouco mais os quadris e abusar dos movimentos com o corpo. Quem tem vergonha tem que esquecer que os outros estão olhando e dançar como se estivesse em casa, para se divertir da melhor maneira.
No sertanejo, geralmente as músicas já têm passos definidos, mas se a pessoa quiser disfarçar e não souber quais os movimentos certos, é só pegar um parceiro e dançar os dois juntos de um lado para o outro. Se o homem tiver vergonha, a dica para as mulheres é colocá-lo atrás para ele se sentir mais "escondido", e levá-lo na dança com o ritmo da música.
Já o forró, que é um ritmo acelerado, fortalece os músculos das pernas, abdômen e glúteos. Para dançar o ritmo, o professor deu a dica de gingar de um lado para o outro com o braço à frente, como se estivesse segurando um parceiro. Quem quiser ousar um pouco mais, é só levar as pernas para trás, de um lado para o outro.
Ao dançar samba, o coreógrafo alerta para manter a postura para não fazer feio na pista. Com um passo para lá e outro para cá, é só seguir a marcação da música. Se o ritmo mudar para o funk, o exercício trabalha as pernas porque flexiona as pernas mais próximo do chão, mas lembrando sempre de não exagerar, principalmente nas festas das empresas.
Em uma enquete feita no site do Bem Estar, 61% dos internautas responderam que gostam de dançar nas festas de fim de ano. Do restante, 24% disseram que têm vergonha e apenas 15% não gostam de dançar. Veja o resultado:

Nenhum comentário :

Postar um comentário