10/12/2012

Campo Grande avalia estrutura e identidade missionárias

Cecília de Paiva, jornalista
O Conselho Missionário Regional, OESTE 1, da CNNB, realizou assembleia geral em Campo Grande neste 7 e 9 de dezembro de 2012, com representantes das dioceses de Campo Grande, Dourados, Naviraí, Três Lagoas, Corumbá, Jardim, Coxim, Imprensa Missionária, Conselho Indigenista Missionário (Cimi), Infância e Juventude Missionárias. Sob assessoria de padre Sidnei Dorneles e Irmã Dirce Gomes, a programação trouxe momentos de formação, reflexão, avaliação e propostas para os próximos dois anos, incluindo estruturar um congresso regional para 2014.
Sábado (8), após missa especial dedicada ao Dia da Imaculada Conceição e bênçãos do bispo referencial Dom Vitório Pavanello, padre Sidnei relembrou as abordagens ocorridas neste ano durante o 3º Congresso Missionário Nacional, em Palmas, e falou dos documentos e propostas da Igreja em torno da Missão Continental e do discipulado em estado permanente de missão. A partir daí, questionamentos definiram grupos de trabalho, trazendo a partilha das principais vivências, desafios e propostas para a articulação e animação missionárias nos campos de atuação.
Destacou-se a necessidade de sensibilizar a missão nas bases cristãs e as dificuldades enfrentadas nas regiões de fronteira, a questão indígena, a mobilidade humana, o enfrentamento ao mundo das drogas e violência, as posturas individualizadas em que a própria Igreja também precisa "sair das paredes da matriz e ir para o quintal das comunidades" pois, segundo as discussões, "o bispo precisa ser mais presença, já que, por sua autoridade, pode incentivar o compromisso dos padres a efetivarem o sentido de missão. O ardor missionário deve estar nos setores, nos grupos de famílias, etc., pois é nesses lugares que todos os documentos e conferências da Igreja vão se concretizar", acredita um dos grupos de discussão.
Sensibilizar a missão para as situações de preconceito, descaso e coação foi abordado para as questões indígenas e afrodescendentes. Flavio Machado, do Cimi-MS, por exemplo, disse haver situações em que se faz urgente combater a estereótipos e o isolamento indígenas, inclusive nas comunidades de MS.
As explanações trazidas por Irmã Dirce Gomes, da Comissão Episcopal para a Animação Missionária da CNBB, distinguiu-se pela apresentação de toda a estrutura missionária, mostrando os vínculos da Igreja para a efetivação missionária nas regiões e além-fronteiras. Assinalou a atuação episcopal e organismos, dos planejamentos e da sustentação financeira, do mês missionário e partilha do que é arrecado em outubro.
O ambiente de inquietações teve momentos de oração e de animação missionárias, com Dom Dimas vindo manifestar sua alegria e agradecimentos, congratulando o comprometimento de todos. As bênçãos de envio foram dadas após avaliações, encaminhamentos e sugestões para 2013, com novo encontro agendado para 2 de fevereiro, para programa atividades em consenso com as deliberações locais e nacionais.
Fonte: COMIRE Oeste 1 / Revista Missões

Nenhum comentário :

Postar um comentário