10/12/2012

Obra Infância e Adolescência Missionária define calendário de atividades para 2013

Jaime C. Patias
Os coordenadores estaduais da Infância e Adolescência Missionária (IAM), de todo o país, reunidos em Assembleia Nacional, na sede das POM em Brasília (DF), planejaram o calendário de atividades para o trabalho nos estados e regionais. Entre os eventos programados destaca-se a Jornada Nacional da IAM que abrirá o Ano da Obra no Brasil, no dia 26 de maio de 2013, com atividades previstas para acontecer ao mesmo tempo em todas as dioceses.
O secretário nacional da IAM, padre André Luiz de Negreiros trouxe propostas em base a experiências de Jornadas Nacionais realizadas em países do Cone Sul e destacou algumas atividades para ajudar a vivenciar o evento que marca os 170 anos da fundação da Obra. A partir de 2013, a Jornada Nacional passa a acontecer todos os anos no último domingo do mês de maio quando serão recolhidos os tradicionais cofrinhos com as ofertas, fruto do sacrifício das crianças e adolescentes. A cada ano, as atenções se voltam para um continente começando, em 2013, pela América.
Após analisar várias propostas vindas dos grupos de trabalho a Assembleia escolheu como tema para a Jornada Nacional de 2013: "IAM da América a serviço da Missão"; e lema: "Vocês são meus amigos" (Jo 15,14a).
Na manhã deste domingo, 09, os coordenadores definiram junto ao secretário nacional, o calendário de atividades (encontros de formação nos vários níveis, congressos, assembleias e eventos) a serem realizadas nos regionais e estados ao longo de 2013. Grande parte dessas atividades contará com a assessoria do padre André Luiz de Negreiros.
"O trabalho com a IAM termina o ano com a sensação de dever cumprido. As atividades em todo o Brasil foram intensas, mas a caminhada é gratificante", disse padre André ao agradecer a dedicação dos coordenadores(as) estaduais no crescimento da Obra.
O diretor nacional das POM, padre Camilo Pauletti, destacou a importância da IAM para a Igreja. "As POM têm muito a agradecer pelo trabalho da IAM que são a menina dos olhos na animação missionária da Igreja no Brasil. A CNBB reconhece a sua importância. Precisamos seguir apostando nas crianças e adolescentes para intensificar a caminhada. Deus está nos abençoando", afirmou.
Na avaliação os participantes destacaram a boa organização na condução da Assembleia, a presença de representantes de todos os estados do Brasil, do diretor e secretários das quatro Obras Pontifícias, bem como da secretária da IAM da Argentina, Irmã Marcela Davies. Na ocasião, foram feitas ainda sugestões para melhor o andamento da próxima Assembleia marcada para o mês de dezembro de 2013.
Um momento de oração com o Envio encerrou, no final da manhã deste domingo, 9, os trabalhos da Assembleia.
Fonte: www.pom.org.br

Nenhum comentário :

Postar um comentário