12/12/2012

Comenda Dom Helder Câmara entregue a Cardeal Dom Paulo Evaristo Arns e Dom José Maria Pires

z
Padre Julio Lancellotti compartilhou a foto de Fernando Altemeyer Junior.
BRASILIA, terça-feira, 11 de dezembro de 2012 (ZENIT.org) – Às 11hs...Ver mais
Comenda Dom Helder Câmara entregue ao Cardeal Dom Paulo Evaristo Arns e Dom José Maria Pires
BRASILIA, terça-feira, 11 de dezembro de 2012 (ZENIT.org) – Às 11hs da manhã de hoje, no Senado Federal, foi concedida a Comenda Dom Helder Câmara a cinco cidadãos, entre os quais o Cardeal Dom Paulo Evaristo Arns, arcebispo emérito de São Paulo e Dom José Maria Pires, arcebispo emérito da Paraíba;
A Comenda Dom Helder Câmara foi criada pelo Senado em 2010 para ser entregue a cidadãos que se destacaram na Defesa dos Direitos Humanos.

Mais uma comenda para nosso Arcebispo Emérito Dom Paulo Evaristo Arns.

Mais uma comenda para nosso Arcebispo Emérito Dom Paulo Evaristo Arns.
Arcebispo emérito de São Paulo















Arcebispo emérito da Paraíb
Dom José Maria Pires, Arcebispo da Paraíba por 30 anos


O deputado Luiz Couto indicou o arcebispo emérito da Paraíba, Dom José Maria Pires, para receber a Comenda de Direitos Humanos Dom Hélder Câmara, que é concedida pelo Senado Federal a personalidades que tenham oferecido contribuição relevante à defesa dos Direitos Humanos no Brasil.

Em pronunciamento nesta quarta-feira (4), o deputado Luiz Couto chamou o arcebispo de “paraibano nascido em Minas Gerais” e o intitulou de “profeta que não desiste”.

Ele falou da trajetória do religioso quando esteve à frente da Arquidiocese da Paraíba, como seu arcebispo, e pediu para que fosse registrado nos anais da Câmara dos Deputados um texto proferido por D. José Maria Pires em homilia para a missa de ação de graças quando D. Helder Câmara celebrava os 65 anos sacerdotais, realizada em Recife, em 15 de agosto de 1966.

“Bispo inquieto, que sempre se manteve atento aos anseios do povo, acompanhando com atenção as mudanças da sociedade, protagonizou momentos que enriqueceram a história da Igreja na Paraíba; idealizou uma Igreja profética; nunca deixou sem respostas as inquietações do povo, sempre pronto a sacrifícios para levar conforto espiritual e satisfação de viver aos pobres e marginalizados, apontando luz quando a escuridão se prolonga depois do alvorecer”, pronunciou Luiz Couto em homenagem a Dom José.

Dom José Maria Pires nasceu em 15 de março de 1919, no distrito de Córregos, no município mineiro de Conceição do Mato Dentro, localizado no Vale do Jequitinhonha. Entrou para o Seminário aos 12 anos, sendo ordenado sacerdote aos 22 anos, em 20 de dezembro de 1941.

Em 22 de setembro de 1957 foi consagrado Bispo e elevado a Arcebispo em 02 de dezembro de 1965, ficando à frente da Arquidiocese da Paraíba, como seu Arcebispo, durante 30 anos.

Foto: Paraibaonline

Livro do Padre Geovane Saraiva sobre Dom Helder





Texto:

Nenhum comentário :

Postar um comentário