13/12/2012

Como identificar se um site é seguro para compras


Nesta época do ano, o número de compras aumenta, consequentemente, o número de compras on-line também crescem, principalmente com as promoções que os sites realizam.
Diante de tanta oferta e – aparentemente – bons negócios, fica difícil optar pelo melhor custo/benefício na hora de realizar a compra. Por isso, é necessário tomar determinados cuidados para identificar se o site realmente é seguro.
compra_online
Reputação do site
Procure referências sobre o site, sejam elas na internet ou de pessoas conhecidas que já compraram no mesmo lugar. Saber das experiências de quem já comprou pode evitar alguns inconvenientes. Existem sites hoje na internet que se dedicam exclusivamente a identificar, previnir e combater lojas virtuais que agem com má fé junto ao consumidor.
Conheça a empresa
É essencial conhecer a empresa por traz daquele site, pois isso pode influenciar diretamente na sua compra. Um dos principais diferenciais entre uma loja real e uma fraudulenta é a existência de um CNPJ (Cadastro Nacional de Pessoa Jurídica), um documento que todas as empresas são obrigadas a fazer para poderem funcionar legalmente.
Se o site não possuir tal informação, desconfie, pois sem isso não é possível emitir nota fiscal da compra efetuada. Entretanto, o CNPJ também não é sinônimo de confiança. Com o número do documento em mãos, basta procurar mais dados no Serasa para verificar a existência de algum problema ou pendência jurídica.
Cuidado na hora de pagar
Embora pouca gente saiba, pessoas físicas também podem gerar boletos. Com isso, alguns sites falsos utilizam a crença ingênua da segurança por trás do documento para lesar outros usuários.
Serviços como PayPal e PagSeguro são algumas garantias de que a compra é segura. Como eles medeiam o pagamento, o dinheiro só vai ser liberado ao vendedor caso o produto seja entregue. Dessa forma, as chances de ser lesado são minimizadas, já que você pode cancelar a compra a qualquer momento.
Fique atento com os dados informados
Em alguns casos, o prejuízo financeiro de perder o dinheiro investido no pagamento do produto pode ser o menor dos problemas.  Apesar de parecerem insignificantes, informações básicas como nome, endereço, RG e CPF já são suficientes para causar uma série de transtornos caso caiam em mãos erradas.
Por isso é sempre bom checar as famosas dicas de segurança quando for inserir dados pessoais no cadastro de alguma loja virtual. A mais básica de todas é o famoso “cadeado do navegador” exibido na barra de status do programa. Esse símbolo indica que todas as informações fornecidas são criptografadas, ou seja, precisam de uma chave privada para que tenham acesso.
Visitas indesejadas
Tão perigoso quanto o roubo de informações e o golpe é quando seu computador acaba recebendo arquivos espiões do site. Vírus, spywares e keylogs são apenas alguns exemplos de possíveis ameaças que podem fazer com que todos os seus dados sejam enviados para outra pessoa sem seu consentimento.
Por isso, mantenha sempre seus programas de proteção atualizados: antivírus, antispyware, firewall e tudo o que for possível para evitar que qualquer usuário mal-intencionado tenha acesso às suas informações.
Canção Nova

Nenhum comentário :

Postar um comentário