14/12/2012

Congresso reúne cerca de mil jovens consagrados em Aparecida


Da Redação, com CRB Nacional


Divulgação/CRB
Coordenação nacional das novas gerações da CRB
“Novas Gerações: Tecendo relações, construindo caminhos”. Esse será o tema do Congresso das Novas Gerações da Vida Religiosa Consagrada, que pretende reunir em Aparecida (SP), no Espaço Cultural Padre Vitor Coelho, cerca de mil religiosos e religiosas jovens, de 9 a 12 de fevereiro de 2013.

O evento é uma organização da CRB Nacional - Conferência dos Religiosos do Brasil sob coordenação do assessor executivo para as Juventudes, Frei Rubens Nunes da Mota, OFMCap, a representante  da Diretoria da CRB Nacional, Irmã Lourdes Oro, sds, e um representante da Vida Religiosa Jovem de cada regional da CRB.

De acordo com o assessor, entende-se por “Novas Gerações da Vida Religiosa” todos os consagrados que fizeram os primeiros votos ou votos temporários, até 10 anos de votos perpétuos. Para ele, o que motiva a continuidade dos Congressos para este público da Vida Consagrada é o fato de que, conforme apontam as pesquisas, os grandes hiatos, as grandes crises da Vida Religiosa encontram-se nessa fase da vida.

“O Congresso não é um ponto final, nem ponto de partida, mas fruto de uma caminhada. Queremos que este momento seja uma motivação para que nas regionais da CRB possam continuar a formação de grupos ‘Novas Gerações’ que deem continuidade ao processo de partilha da vida, troca de experiências, de rezar juntos/as para continuarem fiéis no caminho e missão”, afirmou.

Membro da comissão organizadora e jovem consagrado, da Congregação dos Oblatos de São José, frei Leonardo Alves de Melo 23, comentou sobre as suas expectativas. “Que seja um espaço de conjugação das esperanças, da vida, da consagração de cada religioso e religiosa jovem, como disse em Medellín o palestrante padre Federico Carrasquilla, que as novas gerações se entusiasmem para gerar um mundo novo”.

Irmã Lourdes Oro, sds, disse que uma das perspectivas da CRB sobre este evento é que ele seja para a juventude religiosa um momento de revigoramento, de retomada da Vida Consagrada. “Uma outra perspectiva é que a Juventude da Vida Consagrada tenha neste Congresso um espaço onde possam renovar o seu compromisso com a vida e a missão da Vida Religiosa. Que se sintam convocados, compromissados e valorizados, relatou.

Para Irmã Lourdes, a cidade de Aparecida é o melhor lugar para a realização do evento: “É muito bom que seja em Aparecida, pois Nossa Senhora é a nossa padroeira e é importante que a Vida Religiosa Jovem faça essa peregrinação até ao Santuário no sentido de ir ao encontro da Mãe da Vida Consagrada, a padroeira do Brasil, Nossa Senhora Aparecida”, concluiu.

Participam do Congresso, religiosos e religiosas com até 10 anos de votos perpétuos, superiores, conselheiros e formadores das congregações afins, membros das diretorias regionais e acompanhantes dos grupos novas gerações. 

Canção Nova

Nenhum comentário :

Postar um comentário