01/12/2012

Dia Mundial de Combate à AIDS exigem mais acesso a tratamento e políticas mais eficazes de prevenção


Adital
Hoje, 1º, se celebra o Dia Mundial de Combate à Aids, o quadro geral é que, apesar de avanços significativos, a doença ainda requer muitos esforços são feitos para o seu progresso é monitorado. Segundo dados do UNAIDS divulgados ontem, cerca de 7 milhões de pessoas infectadas com o HIV precisam de ajuda, mas não têm acesso ao tratamento. O documento também aponta que, dos 34 milhões de pessoas vivem com o vírus, cerca de metade do estado sorológico desconhecido, o que atrasa o tratamento e pode aumentar o número de mortes.
O acesso a ARVs ainda é a grande questão a ser superado e isso envolve políticas farmacêuticas e operacionais poderosos, ainda dentro da lógica capitalista. O resultado é o aumento do custo de vários remédios necessários para o tratamento eficaz.
"Urge reduzir os custos de tratamento de segunda e terceira linha, e explorar novas maneiras de expandir e manter o acesso ao tratamento, tais como a produção local de medicamentos e um compromisso com recursos inovadores de financiamento ", o relatório destaca do UNAIDS.
Em 2011 foram notificados 2,5 milhões de novos casos positivos, levando à conclusão de que, mesmo com as campanhas de assistência do governo e da mobilização da sociedade civil, o índice continua a subir. Para isso, é destacado no relatório, deve haver uma harmonia na prestação de serviços de prevenção do HIV.
Na parte da pior acerto, o artigo relata que / profissionais do sexo, homens que fazem sexo com homens e usuários de drogas injetáveis ​​continua os grupos mais afetados.
O relatório aponta que os dados são relatados quando 1000 dias restantes para a resposta à SIDA atinge o seu limite de tempo para o cumprimento dos Objetivos de Desenvolvimento do Milênio.
Amanhã, em cidades de todo o mundo estão programadas várias manifestações e ações que dão visibilidade de Combate à Aids, exigindo mais acesso ao tratamento, reduzindo os custos de medicamentos, campanhas educativas e mais compromissos dos governos.
Informações:
34 milhões de pessoas que vivem com HIV em todo o mundo
2,5 milhões de pessoas foram infectadas em 2011
1,7 milhões morrem da doença.
Para ver o relatório completo em espanhol: Relatório do Dia Mundial da SIDA 2012 - Resultados
Tradução: Daniel Barrantes - barrantes.daniel @ gmail.com

Nenhum comentário :

Postar um comentário