31/12/2012

Estancar a morte por cólera no Haiti


MUNDO
Nações Unidas

Texto Miguel Marujo | Foto Lusa | 31/12/2012 | 15:14
O secretário-geral da ONU nomeou um reputado médico americano para ajudar a angariar apoios para eliminar a cólera na ilha, onde a doença já fez mais de 7750 mortos. Iniciativa dirigida por Paul Farmer aposta em várias frentes para combater doença
IMAGEM
A nomeação deste assessor especial de Medicina Baseada na Comunidade para o Haiti surge poucas semanas depois de Ban Ki-moon ter lançado uma nova iniciativa para ajudar a eliminar a cólera no Haiti e na República Dominicana, os dois países que compõem a ilha caribenha de Hispaniola. 

Paul Farmer é um renomado médico dos EUA, que irá liderar a angariação de apoios para combater e eliminar a cólera na ilha, onde a epidemia já provocou mais de 7750 mortos. 

Esta iniciativa vai investir na prevenção, no tratamento e na educação, e centrar a sua atenção na extensão de água potável e saneamento, bem como no uso de uma vacina oral para combater a cólera, uma infeção intestinal aguda causada pelo consumo de água ou alimentos contaminados. 

Paul Farmer foi enviado especial das Nações Unidas para o Haiti, de 2009 a 2012, anos em que ajudou a promover o desenvolvimento económico e social do país. Agora vai usar os dados recolhidos a partir dessa experiência para aconselhar sobre as lições aprendidas e como estas podem ser aplicadas no Haiti.

Nenhum comentário :

Postar um comentário