29/12/2012

Estoril renasce para boemia e intelectuais

O equipamento foi restaurado por meio do projeto Nova Praia de Iracema e entregue, ontem, à população
A prefeita de Fortaleza, Luizianne Lins, entregou, em solenidade realizada, na noite de ontem, o novo Estoril, uma das 11 intervenções concluídas pela gestão atual do projeto Nova Praia de Iracema. A iniciativa visa resgatar o conceito e a identidade do bairro, considerado patrimônio material e imaterial da cidade, com foco no desenvolvimento sustentável, na promoção do turismo, no potencial habitacional e no incentivo ao lazer e à cultura. O evento contou com show da cantora Fátima Santos, acompanhada do instrumentista cearense Carlinhos Patriolino.


O Estoril ganhou infraestrutura para a instalação de um restaurante-café com espaço para exposições e eventos artísticos. O local foi restaurado para ser o novo carro-chefe do polo gastronômico e cultural da Praia de Iracema FOTO: ALCIDES FREIRE

O novo Estoril está dotado de infraestrutura para a instalação de um restaurante-café com espaço para exposições e eventos artísticos e foi restaurado com a intenção de se tornar o novo carro-chefe do polo gastronômico e cultural da Praia de Iracema. O equipamento também foi adaptado visando a acessibilidade de pessoas com deficiência física. Foram instaladas rampas, plataforma para acesso à parte superior do prédio e elevador. O Estoril conta, ainda, com nova iluminação especial, que valoriza o espaço como cenário cênico.

"O Estoril representa a nossa história. Quando nós assumimos, ele estava completamente fechado, deteriorado e destruido na sua estrutura física e, agora, depois do nosso trabalho, estará de volta para os intelectuais, boêmios, artistas e para todos aqueles que amam fortaleza", declarou Luizianne Lins.

Cultura

A gestora destacou, também, acompanhada da secretária de cultura de Fortaleza, Fátima Mesquita, e da titular da Secretaria Executiva Regional II, Rocicleide Silva, as outras intervenções realizadas na Praia de Iracema por meio do projeto de requalificação, que custou cerca de R$ 70 milhões.

"Fizemos a reconstrução do calçadão, contenção de praia, enrocamento, criação de dois espigões para proteger contra a erosão, fizemos o aterro hidráulico, aumentamos a praia em função da erosão, iluminação pública, todo o projeto de arborização, de paisagismo", explica

Construído em meados da década de 1920, o Estoril nasceu como Vila Morena, uma das primeiras residências de destaque da então Praia do Peixe. Como primeiro proprietário, José Magalhães Porto batizou o palacete com o apelido da esposa.

A partir do ano de 1942, foi cedido a soldados americanos na esteira da Segunda Guerra Mundial, passando a cassino. Ao fim da Guerra, os locatários portugueses Antônio Português e João Freire de Almeida instalaram no local o restaurante Estoril, em alusão à cidade portuguesa homônima.

A partir da década de 1950, o Estoril consolidou a sua vocação de ponto de encontro de intelectuais e boêmios da cidade e, em 1986, o lugar foi tombado como patrimônio histórico do município de Fortaleza.

Custo

70 milhões de reais foi o valor gasto pela Prefeitura de Fortaleza com o projeto de requalificação da Praia de Iracema, que incluiu também as obras do Estoril

Prefeita conclui ano com inaugurações

Como parte da agenda de inaugurações da Prefeitura de Fortaleza, Luizianne Lins, entrega, a partir das 10h de hoje, a nova unidade do Centro Urbano de Cultura, Arte, Ciência e Esporte (Cuca) da Secretária Executiva Regional V (SER V), localizada às margens da Lagoa do Mondubim. O novo equipamento foi batizado com o nome do humorista cearense Chico Anysio.

Será entregue, também, na próxima segunda-feira (31), o Cuca da Regional VI, no bairro São Cristóvão, que homenageia Luiz Gonzaga, Rei do Baião.

Os novos equipamentos fazem parte da Política de Juventude executada pela Prefeitura de Fortaleza desde o ano de 2005, com o objetivo de garantir aos jovens o direito à educação, qualificação profissional, lazer, cultura, além de trabalho e renda, entre outros.

Será inaugurado, também, a partir das 17 h de hoje, o Vila do Mar, com show de Chico Pessoa, Orquestra de Sanfonas e o cantor Beto Barbosa.

Pavilhão Atlântico

Já amanhã, será inaugurado, ainda, o Pavilhão Atlântico, equipamento cultural que faz parte do Projeto Nova Praia de Iracema e tem visa funcionar como um café, como era originalmente. Com investimento de mais de R$ 300 mil, a reconstrução do espaço recuperou toda a estrutura de madeira da edificação, que possui 575,39 metros quadrados e teve a arquitetura original mantida com a execução do projeto de restauração do arquiteto José Capelo Filho.

RENATO BEZERRAESPECIAL PARA CIDADE 
Diário do Nordeste

Nenhum comentário :

Postar um comentário