11/12/2012

Padre comenta evangelização no ambiente virtual


André Luiz
Da Redação


Canção Nova
Padre Clóvis Andrade acredita ser possível verificar resultados positivos das iniciativas da Igreja Católica no ambiente virtual
Desde sua origem, a Igreja esteve presente nas realidades próprias de cada tempo, cumprindo o mandato de Jesus de ser sal da terra e luz do mundo. A Igreja esteve presente no surgimento da imprensa, depois no cinema, no rádio e na TV. Nos dias atuais, o desafio da Igreja é ser presença nas novas tecnologias que estão inovando o processo de comunicação.
TVs, rádios, sites, redes sociais e novas ferramentas tecnológicas estão à disposição da Igreja para a propagação da fé, da espiritualidade e dos valores cristãos. E é expressivo o número de organismos católicos já presentes nos meios de comunicação social, especialmente nas novas tecnologias. 
De acordo com o assessor da Comissão Episcopal Pastoral para a Comunicação da CNBB, padre Clovis Andrade, da Comunidade Canção Nova, é necessário compreender as realidades do tempo presente, suas linguagens próprias e a diversidade de formas e símbolos. Entendendo estes ambientes, a Igreja é convidada a anunciar o Reino de Deus aos homens e mulheres de hoje, inseridos em uma nova cultura, em novos sujeitos e em novas relações. 
Os frutos da presença da Igreja nos meios virtuais
Padre Clóvis afirma que é possível verificar resultados positivos nas diversas iniciativas da Igreja Católica nos meios virtuais. Segundo ele, estas iniciativas explicitam a forma de evangelizar na web de cada organismo religioso, que do seu jeito, constroem uma verdadeira riqueza para a Igreja e a sociedade como um todo. 
Uma das iniciativas oficiais da Igreja Católica é a Rede de Informática da Igreja no Brasil (RIIBRA), organismo ligado ao Pontifício Conselho para as Comunicações Sociais. Seu objetivo é viabilizar a ação evangelizadora da comunidade eclesial no Brasil, articulá-la em rede, torná-la mais dinâmica e ampliar o espaço de escuta, comunhão e colaboração entre os católicos. Atualmente, padre Clóvis Andrade é o responsável pelos trabalhos da RIIBRA.
Além desta, outras atividades como portais, sites, blogs, iniciativas de formação humana, de evangelização direta e indireta, catequese para os jovens, games educativos para crianças, uma grande diversidade de ações concretas são realizadas nos mais variados segmentos.  
Segundo o padre, o grande desafio atual é fortalecer as iniciativas já existentes, gerando comunhão para que possam crescer cada vez mais e aprofundar a formação para o real sentido da presença da Igreja na Rede.
Evangelização dos jovens nas redes 
Dados do Comitê Gestor da Internet no Brasil (CGI.br) mostram que 83% dos jovens brasileiros, com idade entre 15 e 16 anos, possuem perfil em alguma rede social. 
Ao contrário do que se imagina, a eficácia da evangelização dos jovens nos ambientes virtuais não está primeiramente ligada às técnicas, ao potencial de marketing ou à criatividade das postagens. De acordo com padre Clóvis, o testemunho de vida fora e dentro das redes é o melhor caminho para quem quer evangelizar a juventude por meio das novas tecnologias. 
“A autenticidade, a coerencia e a vivência do Evangelho são fundamentais. Arrisco dizer que sem isso, qualquer esforço seria estéril; poderia até ser bem sucedido no início, mas não resistiria à prova do tempo,” afirma o sacerdote. 
Para o padre, a linguagem da Igreja precisa se adequadar à dos jovens. “Não se pode colocar vinho novo em odres velhos”, lembra o sacerdote, citando a frase de Jesus no Evangelho de Lucas (Lc 5,38). Segundo ele, é preciso questionar: será que a Igreja não está levando a graça de Deus que é sempre nova, em “recipientes velhos”, com linguagens e métodos que os jovens não entendem?
“Não tenhamos receio de buscar entender as novas linguagens deste tempo tão desafiador para todos. Com a criatividade do Espírito Santo é preciso interagir com essa multidão sedenta de Água Viva, desejosa da verdade não simulada e que busca, talvez sem ter muita consciência disso, um encontro real e presencial, num tempo em que parece prevalecer a virtualidade.”
Arquivo
Padre Pedro Gomes ressaltou a necessidade de ter cuidado para não formar uma "espiritualidade apenas virtualizada"
Desafios e riscos da evangelização virtual
Desafios e riscos também marcam esta nova forma de evangelizar. Segundo o padre Pedro Gilberto Gomes, Jesuíta, Doutor em Ciência da Comunicação e Pesquisador também na área da comunicação, deve-se ter cuidado para não formar uma “espiritualidade apenas virtualizada” e distante do concreto.

Padre Pedro recomenda um cuidado especial para não se perder o inter-relacionamento pessoal e a vida de comunidade. Para ele é necessário que se viva uma vida eclesial, que se esteja num espaço onde a formação humana e espiritual possa acontecer também frente-a-frente, num ambiente onde se possa exercitar, concretamente, os princípios cristãos. 
Padre Clóvis Andrade acredita que a presença da Igreja nos meios de comunicação não trata-se de um fascínio pelas tecnologias ou um modismo desse ou daquele equipamento de última geração. Isto seria um risco para os cristãos. Segundo ele, trata-se na verdade de entender que a Igreja é chamada a fazer-se presente onde o homem se encontra e ali ajudá-lo a encontrar-se com Cristo e ter uma vida repleta de sentido. 
Na opinião de padre Clóvis, estar nas novas mídias é uma maneira de formar o homem e a mulher, de modo especial os jovens, para uma visão crítica que lhes ajude a repensar alguns conceitos e até mesmo dosar o tempo que passa no ambiente virtual e o tempo que investe nos relacionamentos presenciais tão importantes e insubstituíveis.

Canção Nova

Nenhum comentário :

Postar um comentário