MUNDO
Investigação
Texto Juliana Batista | Foto DR | 14/12/2012 | 08:26
Os quadros religiosos podem funcionar como analgésicos em pessoas crentes, revela um estudo publicado na revista Pain, uma publicação internacional para o estudo da dor
IMAGEM
Um estudo realizado por Katja Wiech, neurocientista da Universidade de Oxford, e publicado na revista Pain, revela que contemplar um quadro religioso pode reduzir a perceção da dor nas pessoas. A cientista estudou a atividade cerebral de católicos praticantes, ateus e agnósticos enquanto estes contemplavam um quadro de Santa Maria e o retrato da Dama do Arminho, de Leonardo da Vinci. Simultaneamente, estas pessoas recebiam descargas elétricas na mão esquerda.
As imagens obtidas através de uma ressonância magnética funcional mostraram que o ícone religioso gerava uma alteração no cérebro dos católicos que reduzia a perceção da dor. A resposta consistia num aumento da atividade da região direita do córtex pré-frontal, a mesma que funciona quando se administra um tratamento placebo. Os ateus professos, pelo contrário, não mostravam alívio nem alteravam a sua atividade cerebral ao contemplar as pinturas.
Em declarações ao portal muyinteresante.es, Matthew Lieberman, neurocientista da Universidade da Califórnia, explicou que depois destes resultados a próxima etapa passa por verificar se as imagens religiosas conseguiram este efeito simplesmente porque chamavam a atenção dos católicos ou porque geravam neles sentimentos «piedosos».
As imagens obtidas através de uma ressonância magnética funcional mostraram que o ícone religioso gerava uma alteração no cérebro dos católicos que reduzia a perceção da dor. A resposta consistia num aumento da atividade da região direita do córtex pré-frontal, a mesma que funciona quando se administra um tratamento placebo. Os ateus professos, pelo contrário, não mostravam alívio nem alteravam a sua atividade cerebral ao contemplar as pinturas.
Em declarações ao portal muyinteresante.es, Matthew Lieberman, neurocientista da Universidade da Califórnia, explicou que depois destes resultados a próxima etapa passa por verificar se as imagens religiosas conseguiram este efeito simplesmente porque chamavam a atenção dos católicos ou porque geravam neles sentimentos «piedosos».
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