06/01/2013

Ator francês Gérard Depardieu chega à Rússia para receber passaporte


tor tenta escapar de novo imposto de 75% na França.
Vladimir Putin concedeu na terça-feira a cidadania russa a Depardieu.

Da Reuters
29 comentários
O astro do cinema francês Gérard Depardieu chegou à Rússia para receber seu passaporte russo após uma disputa em seu país natal sobre a tentativa de escapar de um novo imposto de 75%, informou a mídia local neste sábado (5).
O presidente da Rússia, Vladimir Putin, concedeu na terça-feira a cidadania russa a Depardieu, uma figura popular na Rússia que se opôs publicamente ao novo imposto sobre milionários planejado pelo governo socialista francês.
Um porta-voz de Putin disse que o presidente vai se encontrar em particular com Depardieu em Sochi, um balneário no mar Negro, neste sábado.
"Não está descartado que durante esse encontro Depardieu receba o seu passaporte", disse o porta-voz Dmitry Peskov, segundo a agência de notícias local RIA.
Vladimir Putin cumprimenta o ator Gerard Depardieu, durante encontro na casa do presidente russo em Sochi, neste sábado (5) (Foto: AFP)Vladimir Putin cumprimenta o ator Gerard Depardieu, durante encontro na casa do presidente russo em Sochi, neste sábado (5) (Foto: AFP)
A rádio Ekho Moskvy disse que tanto Putin, um ex-espião da KGB, como seu protegido primeiro-ministro, Dmitry Medvedev, estão em Sochi para as férias de fim de ano até o dia 9 de janeiro.
Depardieu já apareceu em diversos anúncios comerciais na Rússia, incluindo de um ketchup, e trabalhou lá em 2011 em um filme sobre o excêntrico monge russo Grigory Rasputin.
Depardieu, astro de filmes como "Cyrano de Bergerac" e "Green Card - Passaporte para o Amor" também foi uma das celebridades ocidentais convidadas em 2012 para comemorar o aniversário de Ramzan Kadyrov, o líder da Chechênia que é apoiado pelo governo russo.
A Rússia tem uma taxa fixa de imposto de 13 por cento, ante o imposto planejado de 75 por cento na França para os rendimentos superiores a 1 milhão de euros, defendido pelo presidente francês, François Hollande.
Depardieu comprou uma casa na Bélgica para estabelecer residência no país em protesto contra o novo imposto.
A proposta original de Hollande de introduzir o novo imposto foi derrubada pela Corte Constitucional em dezembro, mas o presidente prometeu manter a pressão pela nova taxa.
Desde o fim da Guerra Fria o governo russo costuma declarar apoio a ocidentais em desavença com seus governos como uma forma de rebater o que Putin diz ser críticas hipócritas do Ocidente ao tratamento dispensado pelo Kremlin a seus próprios cidadãos.
Um porta-voz de Depardieu em Paris não pôde ser localizado para comentar a informação sobre a viagem à Rússia.

Nenhum comentário :

Postar um comentário