12/01/2013

Cáritas mantém ajuda à população


A Caritas Portuguesa, organização católica de solidariedade, revelou hoje que mantém os seus “projetos de apoio” às pessoas afetadas pelo terramoto que atingiu o Haiti a 12 de janeiro de 2010, provocando 230 mil mortes.
“A rede Cáritas mantém o seu compromisso de apoio à reconstrução proporcionando melhores condições de habitação, promovendo o sustento das famílias, prestando cuidados de saúde e reconstruindo escolas”, indica um comunicado da instituição, enviado à Agência ECCLESIA.
Depois da contribuição para a resposta de emergência da rede Cáritas, a Cáritas Portuguesa visitou o Haiti, em fevereiro de 2011.
O convívio com as populações e o “contacto com diversas iniciativas de parceiros” levaram ao desenvolvimento de dois projetos: a construção de 20 habitações em Cabaret, Léogâne e o projeto de reinserção sociolaboral das famílias afetadas em Cité Militaire, Port-au-Prince
O projeto de habitações, uma parceria com a Cáritas da Suíça, vai ficar terminado no primeiro trimestre deste ano, “estando já a maioria das habitações concluídas e entregues aos destinatários”.
A instituição católica adianta que o projeto de reinserção sociolaboral, que pretende formar 360 jovens nos primeiros dois anos, “concluiu o estudo de diagnóstico, realizou sete cursos de formação, onde participaram 153 formandos e iniciou a construção da nova infraestrutura”.
Em 2010, após o sismo, a campanha pública ‘Caritas Ajuda Haiti,’ autorizada pela secretaria-geral do Ministério da Administração Interna, contabilizou donativos no valor de 1,41 milhões de euros.
Segundo o jornal do Vaticano, três anos depois do terramoto há um milhão de pessoas com necessidade de ajuda humanitária, um número que considera “dramático” e que inclui 358 mil pessoas a residir em campos para desalojados.
OC
Agência Ecclesia

Nenhum comentário :

Postar um comentário