08/01/2013

Faculdade de Teologia debate marcas do Concílio Vaticano II em Portugal


Diretor-adjunto destaca passos positivos dados neste meio século

D.R.
Porto, 08 jan 2013 (Ecclesia) - A Igreja em Portugal deu “imensos passos” na reforma conciliar, na área litúrgica e da vivência da experiência da fé, considera o cónego Jorge Cunha, diretor-adjunto da Faculdade de Teologia da Universidade Católica Portuguesa.
O também organizador das jornadas de Teologia sobre ‘O Ano da Fé nos 50 anos do concílio’, a decorrer no Porto até quinta-feira, disse à Agência ECCLESIA que a Igreja portuguesa “está muito avançada” nas áreas referidas, em relação aos outros países da Europa.
Em Portugal celebra-se “melhor” e os cristãos frequentam a Igreja “com mais alegria, mais espontaneidade e mais profundidade”, continuou.
Ao fazer o balanço do primeiro dia de trabalhos das jornadas, que decorreu na segunda-feira, o cónego Jorge Cunha referiu que o orador principal, Angel Galindo Garcia, caracterizou as dificuldades do mundo de hoje e apontou alguns exemplos: “fenómeno da subjetividade, da privatização da fé e a incapacidade de se abrir ao outro e à transcendência”.
Apesar das dificuldades “de compreender o contemporâneo, o diretor-adjunto da Faculdade de Teologia, no Centro Regional do Porto, sublinhou que “a cultura de hoje é aberta à espiritualidade e à contemplação”.
As jornadas de Teologia pretendem “ligar a atividade teológica e reflexiva com o espírito da Igreja” que está a celebrar os 50 anos de abertura do II Concílio do Vaticano (1962-1965) e o «Ano da Fé» (outubro de 2012-novembro de 2013), proclamado por Bento XVI.
Para Jorge Cunha, “na produção teológica” os portugueses estão mais atrasados do que outros países europeus e “existe também algumas dificuldades no protagonismo dos fiéis leigos desde que a ação católica deixou de ter a força que tinha”.
Com esta iniciativa – realça o organizador – pretende-se que “o saber teológico não seja abstrato, livresco e escolar”, mas que “esteja ao serviço do despertar para a fé”.
LFS

Nenhum comentário :

Postar um comentário