O presidente da Venezuela, Hugo Chávez, designou o ex-vice-presidente, Elías Jaua Milano, como novo ministro das Relações Exteriores. O anúncio foi feito na terça-feira (15), pelo vice-presidente, Nicolás Maduro, durante uma breve sessão de prestação de contas perante o Parlamento.
Maduro, que desde agosto de 2006 tinha exercido como ministro das Relações Exteriores do país, passou o bastão a Jaua, que deixou a vice-presidência do país em outubro para concorrer às eleições regionais de dezembro no estado de Miranda, onde perdeu para o ex-candidato presidencial opositor, Henrique Capriles.
O vice-presidente disse que Chávez nomeou Jaua "vice-presidente político de Governo", ficando à disposição "também para vir trabalhar nesta soberana Assembleia Nacional". Momentos depois, Jaua agradeceu a Chávez que "tenha tido este novo gesto de confiança" e assegurou que assume a tarefa "neste momento onde a tarefa fundamental é a defesa da estabilidade política, da unidade da Venezuela, da independência nacional", disse o novo chanceler.
Jaua, sociólogo e ex-dirigente estudantil, é um estreito colaborador de Chávez que assumiu várias pastas desde que o presidente chegou ao poder, como o Ministério da Agricultura e a Secretaria da Presidência. Foi vice-presidente de janeiro de 2010 a outubro de 2012, tendo um papel preponderante durante os primeiros meses de convalescença do governante por um câncer que foi diagnosticado há 18 meses.
AS
Revista Época
Nenhum comentário :
Postar um comentário