08/01/2013

IPTU e IPVA: pagar à vista ou parcelar?


Somente a Sefaz prevê arrecadar mais de R$ 500 milhões com o IPVA de 1,6 milhão de veículos no Ceará
O boleto para pagamento do Imposto sobre Propriedade de Veículos Automotores (IPVA) deste ano já está disponível na internet, no site da Secretaria da Fazenda do Ceará (Sefaz-CE), desde ontem. Além do imposto estadual, a Secretaria de Finanças de Fortaleza (Sefin) deve disponibilizar na segunda quinzena de janeiro os boletos de cobrança do Imposto Predial e Territorial Urbano (IPTU). Em conjunto com as despesas de início de ano, surge a dúvida no contribuinte: melhor efetuar o pagamento dos tributos à vista ou parcelado?

































Pagar à vista pode ser a melhor opção em alguns casos, segundo o advogado tributarista, Erinaldo Dantas. "Se você tiver o dinheiro para pagar à vista e o valor do desconto for suficiente para cobrir o que teve rendimento na aplicação, vai valer a pena antecipar o pagamento do tributo. Às vezes, manter o dinheiro investido no banco é melhor. Compensa ter uma aplicação em que você mantenha sua liquidez. Você pode precisar do dinheiro em uma outra eventualidade", explica.

Parcelamento

Caso o contribuinte não possua o valor para o pagamento integral, a entrada no cheque especial e o endividamento são alternativas descartadas pelo advogado, sendo mais vantagem, segundo ele, o parcelamento.

De olho nos cálculos

Erinaldo enfatiza ainda a importância de o contribuinte verificar a veracidade dos cálculos tanto no IPTU, quanto no IPVA. "Eles são calculados com base no valor venal do imóvel e do veículo automotor. Nesse primeiro boleto, chamado de notificação de lançamento, vem discriminado o cálculo que foi feito".

De acordo com ele, o IPVA é calculado por um levantamento feito com base no mercado de veículos nacional, podendo haver diferença entre o valor de um automóvel de outro estado em relação ao Ceará. "Às vezes causa pequenas distorções", afirma. Já no IPTU, conforme Erinaldo, é muito pouco provável que o valor do metro quadrado do apartamento esteja mais baixo, pois a planta não sofre processo de atualização há um certo tempo. Entretanto, "é possível que os dados do imóvel estejam desatualizados ou que haja um erro de cadastro no município".

Caso seja constatado o erro, o contribuinte poderá solicitar, por escrito, que o cálculo seja refeito. "Até que eles respondam, não haverá cobrança. Geralmente, a resposta vem rápido", completa.

Como obter o IPVA

Para ter acesso aos boletos de pagamento do tributo estadual pela internet, o contribuinte deve clicar na barra "serviços online", do site da Sefaz (www.sefaz.ce.gov.br), depois em "IPVA", "DAE para pagamento" e "IPVA 2013". É preciso informar número da placa, Renavam ou chassi.

Para este ano, de acordo com a Sefaz, a tabela do tributo teve redução de 9,41% em relação ao valor estabelecido em 2012.

O pagamento poderá ser parcelado em quatro vezes, sendo nos dias 8 dos meses de fevereiro, março, abril e maio. Os contribuintes que pagarem o imposto até o vencimento de 31 de janeiro terão 5% de desconto.

A Sefaz estima arrecadar R$ 513,3 milhões de impostos de 1.696.599 veículos no Ceará.

Diário do Nordeste

Nenhum comentário :

Postar um comentário