08/01/2013

Manuscritos hebraicos encontrados no Afeganistão


A Biblioteca Nacional de Israel adquiriu fragmentos de manuscritos hebraicos com mais de mil anos, provenientes do Afeganistão. Os documentos têm um importante valor histórico, informa a livraria. Os fragmentos adquiridos pela biblioteca são 29, mas os especialistas acreditam que fazem parte de um grupo de várias centenas, provenientes de uma «ghenizah», local onde são guardados documentos.

O fragmento mais importante é uma página de comentários à Bíblia (Isaías 34), atribuído ao rabino egípcio Saadia Gaon, que viveu no século X. Os documentos foram descobertos por moradores numa caverna no leste do Afeganistão, perto da fronteira iraniana e do Uzbequistão.

«A região remota onde foram encontrados os documentos era um importante centro econômico, cultural e político durante a Idade Média», explicou Haggai Ben-Shammai, diretor acadêmico da biblioteca, citado pelo jornal Haaretz. Os manuscritos são de diversos tipos: alguns são de caráter religioso, outros são contratos e cartas. São escritos em hebraico, aramaico, árabe e persa, e os alfabetos utilizados são diversos.


Fátima Missionária

Nenhum comentário :

Postar um comentário