06/01/2013

Papa saúda cristãos orientais que vão celebrar o Natal no dia 7


Bento XVI deixa votos de paz e destaca universalidade da mensagem de Cristo

Centro Televisivo do Vaticano
Cidade do Vaticano, 06 jan 2013 (Ecclesia) – Bento XVI dirigiu hoje uma saudação aos cristãos do Oriente que vão celebrar o Natal esta segunda-feira, seguindo o calendário introduzido no ano 45 a.C. pelo imperador romano Júlio César.
“Na alegria da fé comum, dirijo o meu mais cordial desejo de paz, com uma recordação especial na oração”, disse o Papa, no Vaticano, durante a recitação do Angelus.
Perante milhares de pessoas reunidas na Praça de São Pedro, Bento XVI destacou que a “ligeira diferença” de calendários aproxima a celebração da solenidade litúrgica da Epifania, o popular dia de Reis, que é hoje assinalado no Ocidente.
“O menino, nascido na gruta de Belém, é a luz do mundo, que orienta o caminho de todos os povos”, declarou.
Neste sentido, acrescentou, os Magos representam esses povos, “as civilizações, as culturas, as religiões que são, por assim dizer, um caminho para Deus, em busca do seu reino de paz, de justiça, de verdade e de liberdade”.
O Papa, que começou por pedir desculpa pelo atraso de aproximadamente 15 minutos, após a missa a que tinha presidido na Basílica de São Pedro, dirigiu-se aos peregrinos presentes, em várias línguas, e convidou-os, a exemplo dos Magos do Oriente, a “procurar Deus com simplicidade de espírito, sem sucumbir perante o desalento ou a crítica”.
Este dia de festa foi escolhido por Bento XVI para deixar nova mensagem aos seus mais de 2,3 milhões de seguidores na rede social Twitter: “Os Magos, homens sábios, seguiram a estrela e chegaram a Jesus, a grande luz que ilumina toda a humanidade”.
OC

Nenhum comentário :

Postar um comentário