09/01/2013

Pastoral do Povo da Rua realiza II Encontro Regional Nordeste


Pastoral do Povo da Rua da Arquidiocese de Fortaleza PPR4A Pastoral Nacional do Povo da Rua – PNPR realizou de 23 e 25 de novembro de 2012 o seu II Encontro Regional Nordeste, em Recife. Participaram do Encontro 43 agentes de pastoral vindos de dez cidades de seis estados do Nordeste: Recife e Paudalho – PE; Fortaleza e Russas –CE; Picos e Teresina – PI; Salvador e Feira de Santana – BA; Maceió – AL e João Pessoa – PB. Além dos agentes, participaram cinco representantes da população em situação de rua e catadores de material reciclável que contribuíram bastante para as discussões realizadas. Também participou a Equipe de Coordenação da PNPR que conta com agentes de Curitiba – PR; São Paulo – SP; Rio de Janeiro – RJ; Belo Horizonte – MG; Recife – PE e Fortaleza – CE. Dom José Luiz Ferreira Salles, CSsR, Bispo de Pesqueira – PE e referência da Pastoral junto à CNBB esteve presente e ressaltou a importância do Encontro para o avanço da articulação da ação pastoral no Nordeste. O Encontro foi idealizado pela Equipe de Coordenação da Pastoral e realizado em parceria com a Coordenadoria Ecumênica de Serviço – CESE, Misereor e Arquidiocese de Olinda e Recife.
A principal motivação do Encontro foi avançar na articulação das equipes de pastoral do Nordeste, sobretudo em função do aumento constante dos casos de violação dos direitos das pessoas em situação de rua – PSR e catadores de material reciclável – CMR. Esse cenário tende a ficar ainda mais violento diante da proximidade dos grandes eventos esportivos que serão realizados nas principais cidades do país. O objetivo geral do Encontro do Nordeste foi a capacitação e formação dos agentes de pastoral. Nos últimos anos e, sobretudo a partir da Assembleia da Pastoral realizada em março de 2012 a Pastoral conseguiu ampliar os contatos com equipes que atuam com PSR e CMR nessa região.
Informações sobre a Pastoral do Povo da Rua na Arquidiocese de Fortaleza. Contato (85) 3388.8706, com Fernanda Gonçalves.
Por Pastoral Nacional do Povo da Rua.

Nenhum comentário :

Postar um comentário