12/01/2013

Pessoas casadas vivem por mais tempo, diz estudo


casamento (Foto: SXC)casamento poderia ser o segredo de uma vida mais longa? Pois é o que sugere uma nova pesquisa realizada no Centro Médico da Universidade Duke, nos Estados Unidos, e publicada nesta semana na revista científica Annals of Behavioral Medicine. Cientistas descobriram que não ter uma relação estável durante a meia-idade e a morte durante esta faixa etária estavam relacionados.
Os pesquisadores analisaram dados de 4.802 indivíduos que nasceram na década de 1940, dando foco à diferença nos padrões de vida das pessoas solteiras e casadas. Foram analisados fatores como personalidade, condição socioeconômica e se possuíam ou não comportamento de risco. Com isso, descobriram que não ter um parceiro realmente estava ligado à morte prematura.
Segundo o estudo, aqueles que nunca se casaram tinham mais que o dobro de chance de morrer mais cedo do que aqueles que mantinham um relacionamento estável durante toda a vida adulta. Os indivíduos que perderam cedo o parceiro ou a parceira, e nunca mais se casaram novamente, também tinham probabilidade reduzida de chegarem à terceira idade. 
"Estar sozinho ou não durante a idade adulta leva a diferentes níveis de apoio emocional e social, que tem mostrado estar bastante relacionado à mortalidade. Relações sociais durante a meia-idade são importantes para nos ajudar a entender a mortalidade prematura", afirmaram os autores em nota da Universidade.
Revista Época

Nenhum comentário :

Postar um comentário