A III Campanha Educativa do Cuca Che Guevara (EducaCuca), que acontece de 19 deste mês a 28 de março, elegeu o tema “Cultura da Paz” para as atividades. Como parte da programação, alunos do Curso Produção de Conteúdo para Redes Sociais, coordenado pelo Prof. Jack de Carvalho, visitaram a Agência da Boa Notícia. Eles quiseram conhecer como funciona a ONG cearense cuja missão é “incentivar a Cultura de Paz pela Comunicação”. Em conversa com o Presidente da ABN, Prof. Francisco Souto Paulino, os alunos ficaram sabendo da história da entidade, os objetivos e atividades.
O Prof. Souto lhes contou como um grupo de amigos, preocupados com a avalanche de violência apresentada nos meios de comunicação, começou a refletir sobre alternativas para promover a paz na sociedade. “Estávamos em busca da paz e no caminho encontramos a violência”, afirmou ao falar de um inusitado paradoxo. Referia-se ao fato de ter sido baleado em tentativa de assalto, quando chegava à sede do Sindicato dos Jornalistas para uma das sucessivas reuniões, nas quais era tratada a criação da Agência da Boa Notícia.
Esse fato só reforçou a intenção de o grupo de amigos fazer algo para estimular a Cultura de Paz, ressaltou o Prof. Souto. O grupo formado por jornalistas, empresários, advogados e consultores de empresas se articulou e, em 31 de julho de 2007, fundou a Agência da Boa Notícia. Em abril de 2008, lançou página na internet - www.boanoticia.org.br -, passou a enviar Informativo Eletrônico - que hoje é enviado para internautas que se cadastram até de fora do Brasil - e promoveu a primeira edição do Prêmio Gandhi de Comunicação, que este ano chegou à quinta edição. “O sentido da ABN é propagar a notícia de quem está fazendo o bem seja onde for”, acentuou ele.
O Presidente da ABN informou também que a cada edição do Prêmio, voltado para premiar os melhores trabalhos de profissionais e estudantes de Jornalismo e Publicidade sobre Cultura de Paz, a Agência escolhe um tema para ser debatido na noite da entrega. Comunicação da Violência ou Violência da Comunicação? (junho/2008), Comunicação e a Arte de Fazer o Bem (maio/2009), Comunicação e a Notícia da Vida (maio/2010), Comunicação e Paz na Natureza (2011), Comunicação e Felicidade (2012) foram temáticas abordadas. Antes da formalização da ABN, o grupo fundador havia promovido dois workshops: “Comunicação e Espiritualidade (2006) e “Comunicação e Boas Notícias” (2007).
Paz via web
O Prof. Jack de Carvalho esclareceu que o Curso Produção de Conteúdo para Redes Sociais reúne alunos do Ensino Fundamental, Médio e Superior. Essa diversidade possibilita uma rica troca de experiências, disse. No encontro com o Presidente da Agência da Boa Notícia, os alunos fizeram questionamentos sobre a exploração da violência pela mídia e se mostraram interessados no jornalismo voltado para a Cultura de Paz. Entenderam que a proposta não é deixar de denunciar os fatos negativos da sociedade. “Boa notícia é aquela que leva alguma coisa positiva e mesmo uma tragédia pode gerar uma boa notícia. Depende do enfoque”, disse um deles.
No curso, além dos aspectos técnicos sobre produção de conteúdo para redes sociais, os alunos estão sendo levados pelo Prof. Jack a conhecer exemplos práticos de entidades que lidam jornalismo na internet. E como a campanha no Cuca é sobre Cultura de Paz, eles são apresentados a experiências alternativas aos sites e portais da chamada grande imprensa. Além da ABN, os estudantes conheceram o Núcleo de Comunicação Popular do Bairro Ellery e, de acordo com o Prof. Jack, terão um contato via skype com René Silva, que por meio do blog “A Voz da Comunidade” teve papel importante divulgando o processo de pacificação do Complexo do Alemão, no Rio de Janeiro.
Campanha
A educadora social Narayana Teles informou que III Campanha Educativa do Cuca Che Guevara (EducaCuca) engloba outras atividades, além do curso na área de web. No próximo dia 27, das 16h às 19h, terá outra edição do Abraços Grátis na comunidade da Barra do Ceará. Os gestos de gentileza já ocorreram nos dias 20 e 21 deste mês. No dia 6 de março, 9h, campanha promove palestra no Cuca sobre os benefícios da doação de sangue e no dia 13, unidade móvel do Hemoce fará coleta das 9h às 12h e das 14 às 17h.
No dia 14 de março, jovens participantes da campanha terão voz na Rádio Blah, experiência de comunicação popular do Cuca. No dia 14 de março, às 18h30min, será exibido o filme “Faça a coisa certa”, seguido de debate sobre direitos humanos. No dia 22 de março, o filme ”Lorax, em busca da Trúfula Perdida” será motivador para debate sobre meio ambiente. O encerramento da campanha, no dia 28 de março, contará com palestra e conversa com especialistas em Mediação de Conflitos.
O Cuca Che Guevara fica na Av. Pres. Castelo Branco, 6417 - Barra do Ceará, Fortaleza
Mais informações: Cuca Che Guevara – (fone: 85 3237 4688)
Boa Notícia
Nenhum comentário :
Postar um comentário