A ideia é popularizar a rota nas capitais dos Estados do Ceará, Piauí e Maranhão, por onde entram os visitantes
O que dizer de um roteiro formado por ecossistemas belos e únicos, mares de ondas perfeitas e próprias para a prática de esportes náuticos, além de uma gastronomia variada, artesanato criativo e paisagens que vão das dunas de Jericoacoara aos Lençóis Maranhenses, passando pelo Delta do Parnaíba?

O Parque Nacional de Jericoacoara é a porção cearense na Rota das Emoções, destino turístico interestadual que tem boa aceitação em nível nacional e internacional, mas busca novos visitantes FOTO: DIVULGAÇÃO
Assim é a Rota das Emoções, roteiro que vem sendo trabalhado para ganhar uma maior dimensão turística, através da qualificação, melhoria dos produtos e da cooperação entre as micro e pequenas empresas do segmento. Formada pelo Parque Nacional dos Lençóis Maranhenses (MA), a Área de Proteção Ambiental (APA) do Delta das Américas (PI) e o Parque Nacional de Jericoacoara (CE), é destaque, hoje, no País.
Dentre as iniciativas desenvolvidas para ampliar a adesão das empresas ao roteiro integrado estão ações de apoio a comercialização, como visitas a operadores de turismo nos mercados emissores e a participação do roteiro em feiras internacionais de turismo em Buenos Aires, Lisboa, Alemanha e Inglaterra (estas ações estão confirmadas).
O objetivo é posicionar o roteiro como destino de destaque dentro da oferta turística do mercado nacional e internacional e aumentar o fluxo e a permanência de turistas nos municípios que fazem parte do roteiro, incentivando a atuação socioambiental e a sustentabilidade.
Ao lado desta programação, vêm sendo desenvolvidas, ainda, outras ações, como a realização de famtours e fampress, com a participação de operadores e jornalistas, para que conheçam de perto os atrativos do roteiro. Agora, numa outra etapa, a coordenação do roteiro operacionaliza uma iniciativa de mercado importante: os "Portões da Rota", com a visita às empresas de turismo nas portas de entrada do roteiro que são, justamente, as capitais dos três Estados: Fortaleza, Teresina e São Luís.
Segundo a consultora de mercado do roteiro, Rosiane Rockenbach, a ideia é integrar os fornecedores das capitais com todo o território da "Rota" e ampliar o reconhecimento da importância comercial do roteiro pelas empresas de turismo. "A meta é, até 2015, ampliar em 20% o número de empresas parceiras", explica. Ela ressalta ainda que, para alcançar esse objetivo, além das 15 empresas visitadas e que apresentam potencial de comercialização da Rota das Emoções, esta nova ação vai servir para mapear empresas potenciais que possam incluir o roteiro no seu portfólio de opções.
Considerado um roteiro turístico já consolidado, a Rota das Emoções representa um produto importante para a região, principalmente na geração de negócios e atração de visitantes. "O número de turistas que fazem o roteiro aumenta, em média, 25% ao ano, desde 2008, quando este fluxo começou a ser mapeado", conta. "Agora, o nosso foco é aumentar o fluxo de turistas nos municípios que fazem parte do roteiro e as empresas parceiras que o comercializam, incentivando a atuação socioambiental e a sustentabilidade".
Diário do Nordeste
Nenhum comentário :
Postar um comentário