22/02/2013

Cáritas: da Coreia para o mundo


Desde a promulgação do Dia Internacional da Ajuda Além-mar, em 1993, a Igreja coreana tem ajudado várias igrejas locais em vários pontos do mundo, bem como participado em programas de ajuda alimentar a países mais necessitados, incluindo a Coreia do Norte. Para o bispo Lucas Kim, o facto da Igreja coreana poder contribuir com ajuda humanitária é motivo de orgulho para todos os fiéis, quando precisamente até há 30 anos, era a Igreja coreana que recebia ajuda de fiéis de vários países. Desde 1993, a Cáritas Internacional Coreana apoiou 655 programas de ajuda a vários países, graças, em boa parte, à generosa colaboração de 12 mil benfeitores regulares e às coletas especiais feitas em todas as paróquias da Coreia no último domingo de janeiro. 

Tal generoso empenho coloca a Coreia entre os primeiros dez países da lista dos apoiantes das 164 nações pertencentes à Caritas Internacional. Para Lucas Kim, esta colaboração da Igreja coreana com a Cáritas Internacional é uma prova de amor em ação. Para 2013, as ajudas serão direcionadas sobretudo a projetos ligados com a água, sobretudo em vários países da África que sofrem com a falta ou escassez deste bem precioso, incluindo o Quénia e a Etiópia. 

O tema da água é bastante atual e urgente, até porque a ele estão ligados muitos outros, sobretudo a crise de produtos alimentares de primeira necessidade. Como tal, a Igreja coreana quer empenhar-se em ajudar vários países no assegurar o acesso a água potável e água para uso agrícola. 

A Cáritas Internacional foi estabelecida como confederação humanitária internacional em dezembro de 1951: os membros fundadores eram 13. A Cáritas Coreana foi estabelecida em 1975; mais tarde, em 2008, a Conferência Episcopal decidiu dividi-la em dois organismos, decisão que foi concretizada em 2010: Cáritas Internacional Coreana e Comissão Cáritas da CBCK (Conferencia Episcopal). A Cáritas Internacional Coreana é o agente oficial para a ajuda e desenvolvimento internacional da Igreja coreana.


Fátima Missionária

Nenhum comentário :

Postar um comentário