06/02/2013

Futebol afasta jovens do crime


Nas favelas da África do Sul, onde existem altos níveis de violência e criminalidade, o Comité Internacional da Cruz Vermelha (CICV), e a Amandla EduFootball, uma ONG da Cidade do Cabo, estão a fazer do futebol um veículo para o desenvolvimento social, de forma a afastar os jovens de atividades ilícitas, ao mesmo tempo que estes desenvolvem capacidades para o desporto e para a vida.


Segundo esta organização não governamental, é possível que o campo de futebol se torne numa «sala de aula» ativa onde os participantes estão mais dispostos a estarem atentos, motivados e receptivos para desenvolverem atitudes que os afastarão do comportamento violento.

Os programas de 'Liderança e Habilidades' da Amandla EduFootball utilizam o potencial do futebol para desenvolver capacidades nos jovens, fortalecendo as suas competências. O objetivo é melhorar as perspetivas econômicas dos participantes que estejam desempregados, fora do sistema educativo ou profissional, e desenvolver capacidades de liderança pessoal e comportamento positivo, tornando-os cidadãos responsáveis.


A 'Liga Noturna da Amandla EduFootball', conhecida em toda a comunidade como 'Liga da Prevenção do Crime', é a primeira deste tipo na África do Sul. Na Cidade do Cabo, a favela de Khayelitsha, onde os índices de crimes violentos são dos mais altos do país, decorre, todas as sextas-feiras, um torneio onde estão presentes mais de 150 participantes.

Fátima Missionária

Nenhum comentário :

Postar um comentário