A Missão na vida da Igreja e de seus presbíteros foi tema de retiro que abriu mais um ano acadêmico e formativo no Seminário São José na cidade de Crato, na região do Cariri no Ceará. Entre os dias 31 de janeiro e 3 de fevereiro, sob a orientação do padre Jaime Carlos Patias, IMC, secretário Nacional da Pontifícia União Missionária, 54 seminaristas dos cursos de Filosofia e Teologia refletiram sobre a necessidade de colocar a Missão no centro da vida desde a formação.
Inspirado em textos bíblicos e documentos da Igreja, padre Patias sublinhou os principais elementos da espiritualidade missionária e teologia da Missão. "A missão é uma só: a missão de Deus revelada em Jesus na qual a Igreja é chamada a participar. Essa Missão deve estar no coração e na vida do presbítero para que deixe transparecer em tudo a natureza missionária da Igreja em duas direções: para a própria Igreja e ao mundo, numa dimensão Universal", afirmou.
O Seminário São José de Crato reúne 74 seminaristas das dioceses de Crato, Cajazeiras, Petrolina, Iguatu e Salgueiro, sendo que 20 acabam de ingressar no ano de Propedêutico. Compõe a Equipe formativa oito padres tendo como reitor o colombiano Norbayro Londoño, dos padres de São Sulpício, uma sociedade de origem francesa.
Para o seminarista José Ferreira, da diocese de Salgueiro e no 4º ano de teologia, "este retiro nos inspirou a sair do nosso comodismo e nos levou a refletir sobre as urgências da Igreja que nos chama a sermos missionários. Entendemos que o melhor lugar do mundo não é onde queremos estar, e sim, onde Deus nos quer, nos envia e nos convoca a sermos servidores e anunciadores do Evangelho", sublinhou.
"De toda a reflexão o que fica no coração para meditar e para uma possível ação é o que ensina a Igreja sobre a Missão", destacou por sua vez, Paulo Evangelista da Costa Silva, seminarista da diocese de Crato cursando o 3º ano de Teologia. "Fomos questionados e alertados para alguns documentos que não conhecíamos sobre o pensamento da Igreja. Vimos que desde o início da formação perpassa o núcleo da Missão, para que o desejo e o ardor missionário brotem no coração dos seminaristas e os leva a ultrapassar os limites da diocese, de sua cultura de seu rito, de seu país para ser testemunha de Jesus em outros povos também", completou Paulo. "Tomamos consciência do que a Igreja pensa por que às vezes, o próprio Seminário forma outra mentalidade sobre a Missão. Fica aquilo que é apresentado pelo Decreto Ad Gentes: ‘a identidade própria da Igreja é ser missionária' e cada um de nós deve sentir-se assim", concluiu.
No final do retiro os membros do Conselho Missionário do Seminário - COMISE se reuniram para retomar as atividades daquele organismo. O seminarista Everton Gabriel Vieira de Sousa, da diocese de Cajazeiras cursa o 2º ano de teologia e é um dos coordenadores do COMISE. "Este conselho tem um papel fundamental na nossa vida por que colabora na animação de toda a comunidade no que diz respeito à Missão. Ajuda a dar uma dimensão missionária na pastoral que fazemos nos finais de semana além de auxiliar numa vivência comunitária mais voltada para a Missão, parte da vocação do padre na Igreja. Este ano colhemos novos integrantes que entraram na casa e com eles esperamos animar a Missão", destacou.
A cidade de Juazeiro do Norte, Diocese de Crato, se prepara para receber entre os dias 07 e 11 de janeiro de 2014, o 13º Intereclesial das CEBs que reunirá, debaixo do chapéu de padre Cícero, cerca de 4.000 delegados de todo o Brasil. O movimento de romeiros vindos durante o ano é intenso resultando numa experiência de fé única. As celebrações e procissões mais concorridas são a de Nossa Senhora das Dores (dia 15 de setembro), a do Dia dos Finados (02 de novembro) e a de Nossa Senhora das Candeias realizada no dia 02 de fevereiro.
Fonte: www.pom.org.br

Nenhum comentário :
Postar um comentário