27/03/2013

Continuidade do serviço da Coelce é o 2º melhor


No ano passado, a empresa ocupava a primeira posição na lista das companhias de grande porte
Um ranking divulgado pela Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) apontou a Companhia Energética do Ceará (Coelce) como a segunda melhor do País em continuidade do serviço prestado no ano passado. Dentre as 35 distribuidoras consideradas de grande porte - com faturamento anual de energia maior que 1 TWh (terawatt hora) - a empresa ficou atrás apenas da Companhia Luz e Força Santa Cruz (CLFSC), de São Paulo.

Conforme a publicação, a Coelce foi classificada com o Indicador de Desempenho Global de Continuidade (DGC) de 0,46, enquanto o primeiro lugar atingiu 0,44 e o terceiro, ocupado pela Companhia Energética do Maranhão (Cemar), 0,63.

Embora tenha conquistado a segunda colocação na lista de companhias energéticas, a Coelce caiu uma posição em relação ao ranking divulgado no ano passado, quando ocupava o primeiro lugar. "Estamos comparando uma empresa de três milhões de clientes, que é a Coelce, com outra 190 mil consumidores. A outra explicação é que, no Sul e no Sudeste, não houve o apagão que o Nordeste sofreu, onde passamos mais de quatro horas sem energia no dia 26 de outubro", justifica o diretor técnico da Coelce, Távora Batista.

Entre as três piores colocadas no ranking de 2012, estão empresas das regiões Norte e Centro-Oeste. São elas: Companhia Energética de Brasília (CEB), que presta serviço no Distrito Federal e ficou em 33º no ranking; a Companhia Energética de Goiás (Celg), em 34º; e as Centrais Elétricas do Pará (Celpa), em 35º lugar.

Metodologia da pesquisa

O Indicador de Desempenho Global de Continuidade (DGC) é formado a partir da comparação dos valores apurados de Duração Equivalente de Interrupção por Unidade Consumidora (DEC), que aponta o número de horas que, em média, um consumidor ficou sem energia durante um período; e Frequência Equivalente de Interrupção por Unidade Consumidora (FEC), responsável por medir quantas vezes, em média, houve interrupção na unidade consumidora.

Descontos na conta de luz

Somente em 2011, a Coelce pagou 1,3 milhão de compensações, o equivalente a R$ 1,8 milhão em descontos na conta de energia do cliente. Já no Brasil, os consumidores receberam R$ 397,2 milhões.

Conforme determinação da Aneel, a má prestação do serviço resulta em descontos na conta de luz. No ano passado, os brasileiros ficaram, em média 18 horas sem energia elétrica.











Diário do Nordeste

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