08/03/2013

Data do conclave anunciada para 12 de março/2013



Cardeais Daniel Di Nardo, Donald Wuerl, William Levada, e Francis George chegam ao Vaticano para o quinto dia de reuniões pré-conclave
Foto: DYLAN MARTINEZ / Reuters
Cardeais Daniel Di Nardo, Donald Wuerl, William Levada, e Francis George chegam ao Vaticano para o quinto dia de reuniões pré-conclave DYLAN MARTINEZ / Reuters
CIDADE DO VATICANO - O Vaticano anunciou nesta sexta-feira a data de início do conclave que irá eleger o próximo líder da Igreja Católica. A reunião será iniciada na tarde do dia 12 de março, a próxima terça-feira, contando com a participação de todos os 115 cardeais eleitores já presentes na Santa Sé.

O outro grupo seria formado pelo decano Angelo Sodano e pelo camerlengo Tarcisio Bertone. Os cardeais, de acordo com o “La Repubblica”, estariam se unindo para tentar eleger o brasileiro dom Odilo Pedro Scherer, arcebispo de São Paulo, em uma solução que lhes permita colocar um italiano à frente da secretário de Estado, o centro de poder do Vaticano.Às vésperas das eleições do futuro Pontífice, crescem as especulações sobre qual cardeal é o favorito para assumir a liderança da Igreja Católica. De acordo com a imprensa italiana, os religiosos se dividem em dois blocos: os que não querem um líder de fora e apoiam Angelo Scola. O cardeal italiano, de acordo com o jornal “La Repubblica”, levaria 40 votos, incluindo de estrangeiros da Europa Central e da América. Segundoo diário“La Stampa”, Scola é tido como um dos nomes mais fortes.

O “La Stampa” também cita o cardeal brasileiro, destacando que ele tem “uma longa experiência da cúria do Vaticano e teria apoio de alguns cardeais influentes”.
Os reformistas - a maior parte de estrangeiros - acreditam que, após o escândalo conhecido como Vatileaks e uma governança insatisfatória nos últimos anos, chegou a hora de uma mudança radical na liderança da Igreja. Já o “partido romano”, composto principalmente por italianos, é resistente a mudanças. Segundo a imprensa , estes são os dois lados que vão competir no conclave.


© 1996 - 2013. Todos direitos reservados a Infoglobo Comunicação e Participações S.A. Este material não pode ser publicado, transmitido por broadcast, reescrito ou redistribuído sem autorização. 

Nenhum comentário :

Postar um comentário