25/03/2013

Dia do Bem sensibiliza jovens


Na comunidade de Jandaiguaba, Distrito de Capuan, município de Caucaia, os jovens e suas famílias participaram do "Programa do Bem" da escola Ensino Infantil e Fundamental Maria Helena Moreira da Silva FOTO: NEVILLY ALMEIDA

Fortaleza Uma variada programação aconteceu ao longo do último sábado em diversas comunidades dos municípios do Crato, Sobral, Caucaia, Maranguape, Itaitinga e Cascavel, durante o Dia do Bem Jovem, uma promoção do Centro Espírita Beneficente União do Vegetal (UDV). Neste ano, a data foi dedicada especialmente ao público infanto-juvenil, tendo como tema central a prevenção às drogas e álcool. Aconteceu também em todo o País, nos Estados Unidos e Europa, onde há unidades administrativas da instituição.

A programação abrangeu palestras, oficinas, orientações jurídicas, atendimento em saúde médica, psicologia, odontologia, aconselhamentos, cursos de capacitação profissional, apresentações culturais e ações socioambientais. É o 3º ano consecutivo da promoção, que objetiva prestar serviços às comunidades onde a instituição já mantém ações socioculturais. No Ceará, a UDV realiza o trabalho social por meio da Unidade Beneficente Coração de Maria (UBCM).

No Crato, os moradores do Sítio Campo Alegre foram beneficiados com as brincadeiras do grupo de palhaços, corte de cabelos, oficinas, distribuição de cestas básicas, entre outras atividades. Eles assistiram a um vídeo feito pelos jovens do Núcleo Santa Fé do Cariri, da UDV no município. Nos demais núcleos da instituição nos municípios também foram realizadas atrações para conscientizar os jovens sobre a prevenção às drogas e álcool.

O Núcleo Flor Divina, em Itaitinga, atendeu a 53 famílias da Associação de Moradores de Caracanga. O teatro de rua do Sesc abriu os trabalhos para a comunidade do entorno do Núcleo Tucunacá, em Caucaia. Os Núcleos Estrela Brilhante, em Maranguape; Cajueiro Pequenino, em Cascavel; Mestre Sidon, em Sobral, também levaram para as comunidades serviços que os moradores não dispõem no dia a dia com muita facilidade, especialmente na área do atendimento médico.

No Núcleo Fortaleza, em Capuan, Caucaia, as atividades foram abertas com o "Programa do Bem", que teve a presença do presidente do Sindicato dos Médicos do Ceará, José Maria Pontes; do defensor público, Victor Montenegro; do inspetor de Polícia Civil, Antônio Sérgio de Oliveira, e da assistente social Luisa Helena Barros Alves. Eles falaram sobre os perigos das drogas e álcool, formas de prevenção e tratamento. Estas atividades ocorreram na Escola de Ensino Infantil e Fundamental Maria Helena Moreira da Silva, dirigida pelo professor Narciso da Costa Oliveira e que tem como coordenador pedagógico o professor Danúsio Oliveira da Silva.

Atividades variadas

Entre as atrações também constaram show da Banda de Lata, coordenada pelo jovem da comunidade Leonilson da Costa, e do adestrador de cães, Jackson Maciel, o Dr. Disciplina, do Blog Bem-Estar Pet.

A médica veterinária da Guabi, Renata Menezes, também falou sobre prevenção ao calazar, com distribuição de amostras de rações e folder explicativo sobre a posse responsável de animais domésticos. Na abertura do Programa do Bem, o médico Tadeu Feijão, mestre represent ante do Núcleo Fortaleza, da UDV, deu as boas-vindas a todos e destacou a importância da realização do Dia do Bem, uma promoção que leva para a sociedade os ensinamentos do criador da instituição, José Gabriel da Costa, que é "fazer o bem sem olhar a quem".

A monitora da UBCM no mesmo núcleo disse que a instituição realiza o evento no intuito de facilitar o acesso da comunidade aos diversos serviços tais como atendimento médico, reike, massoterapia, assessoria jurídica, odontologia, e outros. 


Diário do Nordeste

Nenhum comentário :

Postar um comentário