14/03/2013

Francisco, o novo Papa - Pe Geovane Saraiva


Padre da Arquidiocese de Fortaleza, escritor, membro da Academia de Letras dos Municípios do Estado Ceará (Almece), da Academia Metropolitana de Letras de Fortaleza e vice-presidente da Providência Sacerdotal

Jorge Mario Bergoglio, a partir de 13 de março de 2013, é para o mundo católico o novo Sumo Pontífice, com o nome papa Francisco. O que quer dizer pontífice? Quer dizer ponte e tem a função de ligar uma margem a outra de um rio. No caso do sucessor de Pedro, o múnus que lhe foi atribuído é o de fazer a ligação da Terra ao céu, numa misteriosa troca de dons.A ocasião é feliz, para rendermos graças ao bom Deus, na absoluta convicção de que o povo de Deus, com o novo Vigário de Cristo na Terra, reavivará a sua fé, pelo representante legítimo e visível de Cristo na Terra.
Que ele seja um autêntico pai na caridade, num grande esforço de mais proporcionar um estreito relacionamento da Igreja com o mundo contemporâneo.
Visto pelos olhos da fé, o gesto de Bento XVI, que surpreendeu o mundo, revela-nos o sopro do Espírito Santo que foi humildemente acolhido por todos. Renúncia durante seis séculos era tida como um sinal de fraqueza, mas agora foi transformado e visto como uma atitude de extraordinária grandeza, na eleição do novo representante de Cristo da Terra, o papa Francisco.
Nossa confiança é enorme, sobretudo ao refletirmos sobre a parábola do pai misericordioso (Lc 15, 11-32), porque somos chamados a sonhar com um papa identificado com o pai da passagem deste Evangelho, no seu amor infinito e acolhedor, que soube compadecer-se da miséria do filho mais novo, num gesto extraordinário de generosidade.
Vamos, esperançosos, contar com um papa que saiba compreender a humanidade, representada pelo filho mais novo, que deixou seu pai querido, numa aventura de assumir e administrar sua própria vida e seus bens. Igualmente, numa pedagogia marcada pela misericórdia, que saiba ir ao encontro do filho mais velho, que representa a mesma humanidade, para falar-lhe da necessidade de misericórdia e conversão do coração, diante da dor, da miséria e do sofrimento humano, exigindo-lhe amor, compaixão e solidariedade.
Com a chegada do novo Vigário de Cristo na Terra, que o planeta possa ser alegremente contemplado, no sentido de que os cristãos sejam estimulados e fomentados a um grande compromisso de dialogar e cuidar da criação, nas suas mais diversas realidades. O mundo precisa carinhosamente de práticas ecológicas e ambientais, para que a fé da humanidade possa se tornar cada vez mais viva e coerente com aquilo que se acredita.
 Pe. Geovane Saraiva - 
geovanesaraiva@gmail.com



Artigo no Jornal O Povo, 14/3/2013

Um comentário :