14/03/2013

Papa Francisco I pede ao povo que ore por ele e fala em caminho do amor e da fraternidade

Depois de cinco votações, os cardeais reunidos no Vaticano elegeram, nesta quarta-feira (13), o argentino Arcebispo de Buenos Aires, Jorge Mario Bergloglio, 76 anos, como sucessor de Bento XVI. O novo Papa escolheu ser chamado de Francisco I. A célebre frase Habemus Papam foi pronunciada às 20h12 (horário de Roma) pelo chefe do colégio cardinalício Jean-Louis Tauran, no balcão da Basílica de São Pedro, para uma praça lotada de fieis de vários países.

O jesuíta Jorge Mario Bergogli nasceu em Buenos Aires, em 17 de dezembro de 1936. Antes de optar pelo sacerdócio, formou-se como técnico químico. Depois entrou para o seminário de Vila Devoto. Em 11 de março de 1958, passou para o noviciado da Companhia de Jesus. Completou os estudos humanistas no Chile e, em 1963, voltou a Buenos Aires, formando-se em Filosofia na Faculdade de Filosofia do colégio máximo São José de São Miguel.

Em sua primeira aparição como Papa, mostrou-se humilde. Antes da bênção oficial, pediu aos fieis na Praça de São Pedro, para orarem por ele. E se curvou para receber a benção do povo. Rezou o Pai-Nosso e no primeiro e breve discurso, destacou que “o caminho da Igreja de Roma é o da fraternidade e do amor. Sem largos gestos ou sorrisos, mesmo assim, demonstrou senso de humor ao afirmar “os colegas cardeais foram buscar um papa no fim do mundo”.

 Brasil

O secretário geral da  Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), dom Leonardo Steiner, concedeu na sede da entidade, em Brasília, coletiva de imprensa, meia hora depois do aparecimento do Papa na Basílica de São Pedro. “A expectativa com que o mundo acompanhou a escolha do sucessor de Pedro revela o quanto a Igreja pode colaborar com as nações na construção da paz, da justiça, da igualdade e da solidariedade”, disse.

Ele também se referiu ao fato de a Igreja Católica ter, pela primeira vez, um papa latino-americano, lembrando “existir uma comunhão muito grande na Igreja da America Latina”.  Sobre a vinda do Papa para a Jornada Mundial da Juventude (JMJ), a ser realizada no Rio de Janeiro, em julho, ele afirmou. “Nós somos vizinhos da Argentina! Certamente ele virá!”.

Na coletiva foi apresentada a Saudação da CNBB ao Novo Papa. Leia na integra:

“Saudação da CNBB ao Novo Papa
“Bendito o que vem em nome do Senhor!” (Sl 118,26)
Tomada pela alegria e espírito de comunhão com a Igreja presente em todo o mundo, a Conferência Nacional dos Bispos do Brasil – CNBB eleva a Deus sua prece de louvor e gratidão pela eleição do novo Sucessor de Pedro, Sua Santidade Francisco I.

O tempo e as circunstâncias que antecederam a eleição de Francisco I ajudaram a Igreja a viver intensamente a espiritualidade quaresmal, rumo à vitória de Cristo celebrada na Páscoa que se aproxima. O momento é de agradecer a bondade de Deus pela bênção de um novo Papa que vem para guiar os fieis católicos na santidade, ensiná-los no amor e servi-los na humildade.
A eleição de Francisco I revigora a Igreja na sua missão de “fazer discípulos entre todas as nações”, conforme o mandato de Jesus (cf. Mt 28,16). Ao dizer “Sim” a este sublime e exigente serviço, Sua Santidade se coloca como Pedro diante de Cristo, confirmando-Lhe seu amor incondicional para, em resposta, ouvir: “Cuida das minhas ovelhas” (cf. Jo 21,17).

Nascido no Continente da Esperança, Sua Santidade traz para o Ministério Petrino a experiência evangelizadora da Igreja latino-americana e caribenha.

A expectativa com que o mundo acompanhou a escolha do Sucessor de Pedro revela o quanto a Igreja pode colaborar com as Nações na construção da paz, da justiça, da igualdade e da solidariedade.

Ao novo Papa não faltará a assistência e a força do Espírito Santo para cumprir esta missão e aprofundar na Igreja o dom do diálogo, em uma sociedade marcada pela pluralidade e pela diversidade, e o compromisso com a vida de todos, a partir dos mais pobres, como nos ensina Jesus Cristo.

Ao saudá-lo no amor de Cristo que nos une e na missão da Igreja que nos irmana, asseguramos-lhe a obediência, o respeito e as orações das comunidades da Igreja no Brasil, para que seja frutuoso o seu Ministério Petrino.

Com toda Igreja, confiamos sua vida e seu pontificado à proteção da Virgem Maria, mãe de Deus e mãe da Igreja.

Bem-vindo Francisco I! A Igreja no Brasil o abraça com amor!
Dom Leonardo Ulrich Steiner - Bispo Auxiliar de Brasília e Secretário Geral da CNBB”
Dom Belisário José da Silva - Arcebispo de São Luis e Vice Presidente da CNBB


Ceará

O Arcebispo Metropolitano de Fortaleza, dom José Aparecido Tosi Marques, vai conceder entrevista coletiva sobre a eleição do novo papa nesta quinta-feira (14), às 9h, no Centro de Pastoral Maria Mãe da Igreja (Rua Rodrigues Junior, 300 – Centro).
 

* Com informações dos sites oficiais do Vaticano, da CNBB e da Arquidiocese de Fortaleza
Última atualização: 13/03/2013 às 18:54:54
Boa Notícia

Nenhum comentário :

Postar um comentário