02/03/2013

Giotto di Bondone: um artista excepcional!

Sabe aquelas pessoas que são excepcionais, o Giotto di Bondone (1267 – 1337) era um destes homens! Ele nasceu numa cidadezinha perto de Florença. De criança ajudava a família pastoreando as ovelhas. Até que um belo dia, enquanto ele trabalhava e desenhava numa pedra, um senhor que passava não acreditou que aquelas formas saiam da mão daquele menino!

Imediatamente convenceu aos pais do menino da sua valia e o levou para seu ateliê em Florença, era Cimabue. Acontece que o menino superou o mestre. Ele pintava temas religiosos, o que era o normal na época, mas não do jeito que todo mundo fazia.

Sua primeira inovação foi deixar de lado aquele fundo dourado, e passou a utilizar cores diferentes conforme a situação. Suas cenas não se passavam em cenários antigos, ele transportou às cenas bíblicas para locais da Toscana do século XIV.

Para dar ilusão de profundidade, aumentou o realismo das figuras e incorporou elementos do dia-a-dia em suas obras. Além de dar caráter aos santos, que não eram mais figuras paralisadas, e sim pessoas vigorosas e que demonstravam seus sentimentos.

Foi reconhecido e famoso em vida. Suas grandes obras foram: os afrescos (pintura diretamente sobre a parede úmida) na Igreja de São Francisco, em Assis  e a Capela Scrovegni, em Pádua.

Giotto
Os edifícios no eram do tempo de Cristo, e sim representações da Toscana de Giotto.

Juizo Final - Giotto
Um detalhe do Inferno, do Juízo Final.

Giotto
As pregas das roupas não estão mais para esconder os corpos, e sim para realçar a figura humana!

Veja a tamanha diferença entre uma “Crucificação de Cristo” bizantina e o novo estilo criado por Giotto. Ah! Uma última questão, este artista foi influenciado pelos escultores Pisano!

Giotto

Leia também:
Arte bizantina: Bizâncio, Constantinopla ou Estambul?!
Novas salas do Museu do Prado: entre elas uma jóia do românico espanhol
O papel do artista na arte medieval e o que isso tem a ver com a maçonaria?
Música Medieval e a criação das notas musicais

Nenhum comentário :

Postar um comentário