23/03/2013

SEMANA SANTA COMEÇA COM DOMINGO DE RAMOS

Missas, encontros, orações e louvores farão parte do período que lembra a morte e ressurreição de Jesus

A Igreja Católica inicia, a partir de amanhã (24), as celebrações que marcam Semana Santa na Capital. Na ocasião, os cristãos irão refletir sobre a morte de Cristo na cruz e irão fazer um apelo por um mundo com mais atenção ao amor.

Amanhã, às 8h, haverá a Bênção dos Ramos, na Paróquia do Cristo Rei. Em seguida, procissão segue até a Catedral Metropolitana Foto: Kid Júnior

As atividades de amanhã começam logo cedo, às 8h, na Paróquia do Cristo Rei, com a Bênção dos Ramos e, logo em seguida, com a procissão que segue até a Catedral Metropolitana, no Centro, onde uma missa será celebrada por dom José Antonio Aparecido Tosi Marques, arcebispo de Fortaleza.

O padre Luís Satorel, da paróquia de Santa Luzia, explica que o Domingo de Ramos celebra a grande festa da Páscoa, ou seja, comemora a ressurreição de Jesus Cristo. Este dia, conforme explica o sacerdote, nos lembra quando Jesus entrou em Jerusalém pela última vez para celebrar a Páscoa.

Dias depois, ele seria preso e, logo após, crucificado. "Esse período não significa só descanso, ele representa, também, uma caminhada de conversão e revisão de vida. Uma nova chance para recomeça, destaca o religioso.

O corretor de imóveis Danilo Portela diz que sempre separa o seu feriado da Semana Santa para se dedicar às causas espirituais. Para ele, essa é uma maneira de estar perto de Deus e, consequentemente, melhor com seus próximos. "Os outros feriadões eu tiro pra descansar, mas a Semana Santa eu guardo no meu calendário para ouvir mais de Deus, lembrar do seu amor e do que Ele fez e conquistou pela humanidade", pontua.

Missas

Após o Domingo de Ramos, a programação continua durante os próximos dias da Semana Santa, com a Missa da Unidade e Bênção dos Santos Oléos, que será realizada também na Catedral Metropolitana, no dia 28 de Março, quinta-feira, às 8h.

A cerimônia é assim chamada porque, no, dia é feita a bênção do óleo dos enfermos e dos catecúmenos, além da consagração do óleo do crisma.

Ainda na quinta-feira (28), tem início o Tríduo Pascal, isto é, os três dias que antecedem a Páscoa. Ainda na noite de quinta-feira, às 18h30, os fiéis celebrarão a Ceia do Senhor- Lava-Pés, presidida  pelo arcebispo.

Outras celebrações

Na tarde da sexta- feira Santa, dia 29, às 15h, dá-se início à Celebração da Paixão do Senhor. Essa cerimônia consta de três partes: liturgia da Palavra, adoração da Cruz e comunhão eucarística. Dia 30 de março, no sábado, às 9h, acontece a Celebração das Horas, também na Catedral Metropolitana. Já às 20h,haverá a Solene Vigília Pascal, presidida pelo arcebispo, com liturgia batismal.

Para encerrar as atividades da Semana Santa, no dia 31 de março, Domingo da Ressurreição, às 18h30, uma missa solene, presidida pelo arcebispo dom José Antônio Tosi, celebrará com alegria a ressurreição e vitória de Jesus Cristo.

O Domingo da Ressurreição é também conhecido como o Domingo da Alegria ou Domingo de Aleluia.
LÍVIA LOPES
REPÓRTER
Fonte: Diário do Nordeste

Nenhum comentário :

Postar um comentário