04/04/2013

Médicos combatem malnutrição em Timor-Leste


Membros da associação Médicos do Mundo (MdM) estão a dar formação em nutrição a 200 promotores de saúde familiar, nos distritos de Viqueque e Lautém, em Timor-Leste. A ação está a ser ministrada porque o fenômeno da malnutrição no país subiu para 58 por cento, segundo as mais recentes estatísticas do Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef). 

Em comunicado, a organização não governamental (ONG) de ajuda humanitária e de cooperação para o desenvolvimento refere que seis em cada dez crianças timorenses são «demasiado baixas e sofrem de malnutrição», sendo que 19 por cento são «severamente afetadas pela malnutrição e magreza», e 45 por cento das crianças «não atingem o peso ideal para a idade». 

No final da campanha, os «formandos estarão preparados para realizar aconselhamento individual de nutrição às famílias das crianças com menos de cinco anos» que se encontrem em situações de malnutrição. Para além da parte teórica, a formação, tem uma «forte componente prática», supervisionada por responsáveis de nutrição e promoção de saúde dos serviços distritais de saúde de Viqueque e Lautém, nutricionistas dos centros de saúde de Viqueque, Ossu, Luro e Iliomar e a equipa dos MdM.


Fátima Missionária

Nenhum comentário :

Postar um comentário