06/04/2013

TV comunitária mostra o lado dinâmico e criativo do Grande Bom Jardim, em Fortaleza, no Ceará


Adital

Câmera na mão, muitas ideias na cabeça e mais um punhado de boa vontade. Esta é a receita que tem motivado a Bom Jardim TV, uma experiência audiovisual que, aos poucos, vem se solidificando e apresentando o Grande Bom Jardim, situado na periferia da cidade de Fortaleza, estado do Ceará, com um conjunto de bairros rico em cultura, arte e ações positivas. Um retrato bem diferente do que comumente a grande mídia pinta do local sempre o ligando a notícias sobre violência e morte.

A Bom Jardim TV quer mostrar que a região vai bem mais além dessa imagem estereotipada, que chega a prejudicar a autoestima de seus moradores e moradoras. Para saber mais sobre esta iniciativa, a Adital conversou com Renan Costa, coordenador e idealizador do projeto.

Ele conta que a BJTV é voltada para toda a comunidade, mas especificamente para os e as jovens do bairro, que podem ter neste trabalho algum reconhecimento e até seguir em frente na profissão. Renan fala também das dificuldades de mantê-los, já que a maioria é voluntária. Por outro lado, ressalta a vontade de se manter firme neste projeto. "Continuaremos sempre em frente buscando aquilo que acreditamos ser melhor para o Grande Bom Jardim, terra de povo batalhador e jardins repletos de belas flores”, disse.
Ficou interessado/a:
Confira a entrevista!
Adital – A Web TV Bom Jardim surgiu com o propósito de divulgar as ações positivas do bairro. Pode citar alguns exemplos dessas ações?
Renan Costa - A Web TV Comunitária do Grande Bom Jardim, conhecida popularmente com Bom Jardim TV, possui na sua diretriz maior a promoção do positivismo, estímulo ao espírito de pertencimento da comunidade e a perspectiva de um novo olhar. Ações positivas para a nossa compreensão não se baseiam apenas em dar visibilidade aos grupos, instituições ou qualquer pessoa que esteja inserido ou executando algo exitoso. Claro que consideramos e queremos sempre difundir essas ações, no entanto nossa compreensão vai além, acreditamos que a aquisição de conhecimento também configura algo positivo, pois a ideia é possibilitar à juventude uma visão de futuro, fazendo-lhes perceber que com o mínimo adquirido dependerá só dele transformar esse conhecimento em macro e assim conseguir irradiar mudança para si e para os demais em sua volta.
Um exemplo que podemos citar são as entrevistas que temos feito. Uma delas foi sobre a anistia política, onde buscamos trazer ao conhecimento principalmente da juventude e ainda estimulá-la a lutar por seus direitos.
Um outro ponto é a visibilidade da produção cultural também feito através de entrevistas com grupos e pessoas que atuam nesse contexto.
Mais recentemente estamos realizando um mini-documentário da história do Bom Jardim, onde buscamos saber da nossa história e ainda estimular o espírito de pertencimento da comunidade, em destaque a juventude.
Adital – Como os moradores do bairro recebem a Web TV BJ? De que forma eles participam deste projeto?
Renan Costa - Os moradores do Grande Bom Jardim estão cansados de serem sempre vistos com maus olhos, de terem o local onde vivem noticiado apenas pelo fator negativo, isso não é peculiar somente ao Grande Bom Jardim! Infelizmente temos problemas maiores que alguns bairros de Fortaleza, afinal de contas, somos mais de 200 mil pessoas, divididas em 5 bairros e 48 comunidades reconhecidas por seus moradores. A Bom Jardim TV traz aos moradores uma nova linha de atuação, visando criar uma agenda positiva, pautando pessoas, instituição, grupos, movimentos, etc, da comunidade que a mídia tradicional (massa) não tem tanto interesse. Por esse motivo acreditamos que nossa receptividade é muito boa.
Adital – Sabe-se que a população jovem do bairro é grande. Qual a inserção desses jovens na BJTV?
Renan Costa - O público preferencial da Bom Jardim TV é a juventude. Nossa proposta inclui a formação permanente dos jovens voluntários, nos afinando sempre como equipe, como pessoas e como profissionais e atuando também para proporcionar formação, qualificação e experiência para que os jovens envolvidos e beneficiados por nossas ações possam ter uma ação crítica e social, e se colocarem como construtores e transformadores de nossa realidade.
Assim, pretendemos aproveitar especialmente os jovens que passam por projetos de formação em TI&C [Tecnologia da Informação e Comunicação] e audiovisual, mas que sofrem com a descontinuidade dessas ações, ficando muitas vezes desiludidos e sem perspectivas. Como forma de possibilitar a continuidade desse processo criativo, a Bom Jardim TV oferece aos jovens a condição de estarem inseridos e atuando nessas áreas o que, a priori, passa a ser uma ótima proposta. No entanto todos os jovens que atuam na Bom Jardim TV estão de forma voluntária e isso, com o tempo, passa a ser novamente um processo desilusório – o que nos preocupa demais. Temos buscado resolver esse problema, mas nem sempre as portas estão abertas para isso pois ainda não se acredita na força que uma mídia alternativa possui. Se o ângulo de visão das pessoas que possuem condições de ajudar mudasse poderiam perceber que esses jovens são os mesmo jovens que estão sendo resgatados das drogas e do crime, são os mesmos que agora passam a se preocupar com a sua formação cidadã e que possuem força suficiente para influenciar outros jovens que estejam na mesma situação.
Adital – Como é definida a linha editorial da tevê? Quais são os assuntos mais abordados nos programas?
Renan Costa - Nossas atividades são construídas e decididas coletivamente e mantemos reunião semanal para pautas, planejamento, avaliação e discussões sobre os processos que vivenciamos.

Não existe um assunto em especifico, porém tudo aquilo que para a nossa compreensão é positivo é tido como possibilidade de assunto. Funciona assim: qualquer membro da Bom Jardim TV pode trazer um assunto para a pauta, no entanto, antes, ele faz um levantamento preliminar e defende seu assunto durante a reunião de pauta. Uma vez decididos os assuntos fica a cargo do jornalismo e sua equipe de produção fazer todos os levantamentos reais para daí iniciar todo o processo de gravação.

Umas das formas que temos para mensurar nossa receptividade fica a cargo da equipe de marketing que acompanha frequentemente as visualizações de cada publicação nas nossas contas nas mídias sociais em especial o facebook, no nosso serviço de hospedagem onde vemos crescente acessos ao nosso site, inclusive de outros países, além de mecanismos próprios disponíveis na internet como é o caso do Google Analytics. Em nosso site, está disponível um espaço para as pessoas entrarem em contato conosco ("Contatos”), que fica sob a responsabilidade da comunicação interna da Bom Jardim TV.
Adital – Quais os pontos positivos que uma iniciativa desta pode levar ao bairro, muitas vezes estereotipado pela violência?
Renan Costa - A Bom Jardim TV teve seu processo criativo iniciado em 2009 quando participarmos de um dos projetos do Pronasci [Programa Nacional de Segurança Pública com Cidadania]. Ao estarmos mais próximo dos jovens, percebemos como estes se sentiam incomodados com tudo que era falado e repercutido pela grande mídia sobre nossas comunidades, enfatizando apenas pontos negativos de nossas realidades. Então surgiu a ideia de criarmos uma Web TV Comunitária como forma de potencializar nossas vozes, dando privilégio às ações positivas, marcando um contraponto a tudo isso. Assim, após preparo, planejamento e desenvolvimento, entramos no ar a partir de 2010.
Um dos pontos positivos que podemos citar e a difusão da produção cultural, uma atividade muito forte no Grande Bom Jardim. Uma outra possibilidade real são as iniciativas tecnológicas e audiovisuais que surgem a partir da Bom Jardim TV dentro do Grande Bom Jardim, ou seja, outras web TVs e mecanismos de comunicação que vão se criando em alguns casos com discursos iguais a Bom Jardim TV, o que para nós é completamente compreensivo pois se espelham naquilo que acreditam dar certo!
Um outro ponto positivo vem dos nossos incansáveis processos de articulação visando o melhoramento da comunidade, uma prova dessa articulação é a proposta Bom Jardim Digital, através do amigo e professor Thauzer fonteles (Indesa) com apoio do Banco do Nordeste, onde iremos distribuir acesso gratuito a comunidade do Grande Bom Jardim visando cada vez mais a inserção desses jovens nos meios tecnológico e mais uma vez possibilitando a condição real de mudança da realidade. Esses são apenas alguns pontos positivos que a Bom Jardim TV vem desenvolvendo, temos o desejo de possibilitar muito mais. Continuaremos sempre em frente buscando aquilo que acreditamos ser melhor para o Grande Bom Jardim, terra de povo batalhador e jardins repletos de belas flores.

Nenhum comentário :

Postar um comentário