30/04/2013

Willem-Alexander é coroado rei da Holanda


Willem-Alexander é coroado rei da Holanda (Foto: Pascal Le Segretain/Getty Images)O novo rei da Holanda, Willem-Alexander, foi coroado nesta terça-feira (30), após a abdicação de sua mãe, a então rainha Beatrix, que ocupou o trono real por 33 anos. Beatrix assinou a renúncia em favor do filho. Willem-Alexander, de 46 anos, torna-se o monarca mais jovem da Europa
Na sacada do palácio real de Amsterdã, capital da Holanda, Willem-Alexander falou ao lado da mãe e da esposa, a argentina Máxima Zorreguieta, à multidão reúnida para prestigiá-lo. "Querida mãe, hoje tomei o bastão do trono e estou agradecido, imensamente agradecido, por todos estes anos de dedicação". O novo rei estará à frente dos Países Baixos, um território com 16,7 milhões de habitantes e que engloba Holanda, Aruba, Curaçao e Sint Maarten.  
O novo monarca terá o desafio de manter a credibilidade que sua mãe deu à coroa em seus 33 anos de reinado. Nascido no dia 27 de abril de 1967 como primogênito do casamento de Beatrix da Holanda e o aristocrata e diplomático alemão Claus von Amsberg, Willem-Alexander Claus George Ferdinad é o primeiro monarca homem após uma dinastia de mulheres que se prolongou por mais de 100 anos. Willem-Alexander também é o primeiro príncipe europeu que assume o bastão da coroa no século XXI. 
"Willem-Alexander herda todo o profissionalismo de sua mãe, mas, certamente, deverá ser mais próximo do povo, ou seja, um rei acessível à população", afirma o historiador especialista na dinastia holandesa, Coos Huijsen.
Quando criança, Willem-Alexander era espontâneo e brincalhão. Segundo historiadores holandeses, nunca quis assumir a coroa. Sua vontade de se manter no anonimato fez com que fosse estudar o ensino médio em um colégio no País de Gales, a fim de escapar dos holofotes da imprensa, que nos anos 80 cobriram a depressão sofrida por seu pai após se transformar em príncipe consorte. Willem-Alexander cursou História na Universidade de Leiden.
O compromisso assumido com Máxima Zorreguieta em 2001 transformou o herdeiro, que, ao lado da argentina (uma "bênção" para a família real, segundo a própria Beatrix) ganhou popularidade. Willem-Alexander e Máxima têm três filhas: Catalina-Amalia, Alexia e Ariana.
NT
Revista Época

Nenhum comentário :

Postar um comentário