A primeira Peregrinação Internacional Aniversária deste ano à Cova da Iria, que se realiza nos dias 12 e 13 de maio, vai ser aproveitada pelo arcebispo do Rio de Janeiro, Brasil, para demonstrar o amor que os católicos brasileiros nutrem pela mensagem de Fátima. A devoção à Virgem Maria «é uma das mais belas e preciosas heranças que os brasileiros receberam do povo português e, ainda hoje, ocupa um lugar de destaque na nossa vida espiritual. Nossa Senhora de Fátima, mãe de Portugal, é muito amada por todos os católicos brasileiros», antecipou Orani João Tempesta, numa entrevista ao Centro de Comunicação do santuário.
O prelado já esteve várias vezes no local das aparições, mas admite esta vai ter um sabor especial. Não só porque foi convidado a presidir às celebrações, mas essencialmente pelo facto de poder consagrar a Nossa Senhora de Fátima a Jornada Mundial da Juventude (JMJ) - que se realiza no Rio de Janeiro, em julho próximo - e de participar na consagração do Pontificado do Papa Francisco, ‘encomendada’ pelo Sumo Pontífice ao cardeal patriarca de Lisboa.
Neste sentido, Orani Tempesta pretende renovar o convite à oração e à conversão, aos milhares de peregrinos esperados no recinto de culto mariano. «Irei pedir a todos para contemplarem com os olhos da Virgem Mãe a seu Filho Jesus que, na sua ascensão, leva aos céus o nosso desejo de buscar mais as coisas do alto. Vivendo esta experiência transformadora, podemos seguir em nossa missão como Igreja que peregrina, servindo e amando aos irmãos com as mãos e o coração de Maria», disse o arcebispo.
Sob o tema «A Deus nada é impossível», a peregrinação servirá também de motivo a Tempesta para sublinhar a atualidade da mensagem de Fátima. «Num mundo onde se vivem tantos avanços na tecnologia e tantas mudanças na ordem social, a voz que ressoou em Fátima continua clamando, com a mesma força e coragem. É preciso rezar sempre mais. É preciso que nos convertamos diariamente. Somente dedicando-nos à oração devota e perseverante, e buscando uma conversão sincera e autêntica, poderemos abrir espaço para Deus estar mais e mais presente no caminhar da humanidade», adiantou o prelado.
Fátima Missionária
Nenhum comentário :
Postar um comentário