16/05/2013

Cássia Kiss vai interpretar Maria durante Via Sacra da JMJ no Rio

'É o maior evento artístico que dirigi', garante diretor Artístico Ulysses Cruz.
Av. Atlântica terá 13 palcos; ensaios acontecerão no Cais do Porto.

Andressa GonçalvesDo G1 Rio

Elenco terá 260 voluntários e 14 atores profissionais (Foto: Renato Rocha Miranda/ TV GLOBO)Além de Cássia Kiss, outros 13 atores foram
convidados para evento na Praia de Copacabana
(Foto: Renato Rocha Miranda/ TV GLOBO)
A atriz Cássia Kiss, 55 anos, será a intérprete de Maria durante a Via Sacra, um dos atos centrais que terão a participação do Papa Francisco, durante a Jornada Mundial da Juventude, que acontece entre os dias 23 e 28 de julho, no Rio de Janeiro.
A confirmação do nome da atriz no elenco foi dada pelo diretor artístico da JMJ, Ulysses Cruz, responsável há quatro anos pela organização do Criança Esperança. Uma megaestrutura está sendo montada desde janeiro para a realização da encenação, que vai ocorrer na sexta-feira, 26 de julho, na Praia de Copacabana.
O diretor garantiu que 13 atores conhecidos, além de 280 voluntários, vão atuar na Via Sacra.
“Tenho uma lista de 13 atores com longa estrada nas telinhas que eu quero que faça parte desse espetáculo. Nem todos já foram convidados, mas dos que já receberam a proposta, a Cássia Kiss foi a primeira a aceitar. Eu já conheço o trabalho dela há muito tempo e considero que ela seja a pessoa certa. Ela terá um papel de muito destaque, será Maria, a Mãe de Jesus que acompanha todo o percurso de dor do seu filho. Os atores convidados vão dizer textos pequenos em cada uma das 15 estações", explicou o diretor.
Estrutura do evento
A encenação vai relembrar os últimos passos de Jesus até a sua morte e ressurreição e ocupará 800 metros do canteiro central da Avenida Atlântica. Serão 13 palcos de seis a oito metros de altura espalhados pela orla, compostos de estruturas de ferro e madeira, separados a 50 metros de distância.

Cada cena será interpretada na frente da estrutura e as pessoas poderão acompanhar o restante das estações por 13 telões gigantes. O palco principal, onde estará o Papa Francisco, será instalado na altura da Praça do Lido, em Copacabana, e estará a 700 metros da primeira estação.
Ulysses Cruz revelou que toda a parte musical será ao vivo e que a língua portuguesa vai predominar no espetáculo. "Em Madri tudo foi falado em espanhol. Aqui será tudo em português. Toda a Avenida Atlântica estará sonorizada. As pessoas não vão conseguir andar, vão ver uma estação bem de perto e as outras vão ter que acompanhar num telão, onde também vão acompanhar as legendas traduzidas em algumas línguas".
Trilha sonora
A Orquestra sinfônica de Barra Mansa, um DJ, um grupo de guitarras e bateria e a banda dos Fuzileiros Navais vão fazer a trilha sonora. Segundo Ulysses Cruz, serão 14 temas clássicos da música católica rearranjados com a cara do Rio.

Os ensaios do espetáculo, que terá 1h20 de duração, estão acontecendo todos os sábados e domingos. Em julho, o elenco vai passar a se reunir quatro vezes por semana. Atualmente, os ensaios acontecem no Colégio Santo Inácio, em Botafogo. Mas em junho, quando os palcos forem montados no Cais do Porto, na Zona Portuária, os ensaios passarão para o local. O ensaio geral está marcado para a madrugada de 26 de julho, na Praia de Copacabana.

Nenhum comentário :

Postar um comentário