04/05/2013

Cid Gomes celebra 50 anos em missa na Barra do Ceará


Governador recebeu homenagens e agradeceu, afirmando estar em um momento de profunda reflexão

Os 50 anos do governador Cid Gomes, completados no último dia 27 de abril, foram comemorados em uma missa solene, na noite de ontem, realizada no Santuário Nossa Senhora da Assunção, na Barra do Ceará. Presidida pelo padre Francisco Sales, a celebração reuniu, além de familiares do chefe do Executivo, políticos e gestores estaduais.

Após a celebração, presidida pelo padre Francisco Sales, todos cantaram parabéns para Cid Gomes, que estava acompanhado do filho mais velho, Rodrigo, e de sua esposa Maria Célia, com bolo em forma da Arena Castelão Foto: Tuno Vieira


Logo na entrada do Santuário, Cid Gomes foi recebido pela banda de música da Policia Militar do Ceará, quando rapidamente cumprimentou e tirou fotos com populares. Durante a celebração, acompanhado da esposa, Maria Célia, do filho mais velho, Rodrigo, da mãe, dona Maria José, e do irmão Ciro Gomes, o governador ouviu atentamente as palavras do pároco Francisco Sales.

"Nada se compara à eucaristia no sentido da Igreja, celebrar a vida é o sentido dentro desse contexto eucarístico. Muito obrigado pelo dom da vida do nosso governador Cid Gomes", disse o padre logo no início da homilia.

O sacerdote enfatizou a importância da família e ressaltou que Deus chamou o governador a uma missão de grande importância, a do matrimônio. "Se casaram na vocação do matrimônio, vieram os filhos, mas tantas graças e tantas bênçãos deveriam se resumir à família em si? Não, vamos transformar, vamos fazer alguma coisa pelo povo, pela sociedade", afirma.

Francisco Sales relembrou a trajetória política do governador, elogiando-o pela força e responsabilidade diante dos enormes desafios, sem jamais esmorecer, e sempre com confiança, simplicidade e humildade com as pessoas.

Sobre críticas geralmente lançadas a pessoas no governo, o celebrante afirma fazer parte do processo. No entanto, destaca como o mais louvável do governador, a sua palavra. "Ninguém pode tirar isso da sua vida. Até os adversários políticos reconhecem. Cid Gomes é um homem de palavra, ele diz, ele faz", destaca. O pároco completa a homilia ressaltando que o Estado do Ceará é reconhecido, hoje, pelo trabalho do governador. "O senhor tem um futuro pela frente, avance para águas mais profundas, enfrente com coragem. Deus tem um projeto em sua vida", acrescenta Francisco Sales.

Presenças

Presentes na homenagem, estavam, também, o prefeito de Fortaleza, Roberto Cláudio, o presidente da Assembleia Legislativa, o deputado José Albuquerque, o presidente da Câmara Municipal de Fortaleza, Walter Cavalcante, vereadores, deputados estaduais, e secretários de seu governo. Prestigiaram a solenidade, ainda, a presidente do Grupo Edson Queiroz, dona Yolanda Queiroz, e o diretor superintendente da Nacional Gás, Edson Queiroz Neto.

Em suas palavras de agradecimento, Cid Gomes enfatizou que fazer 50 anos se trata de um momento de profunda reflexão por tudo que já ficou para trás, e o que ainda se tem pela frente. Enfatizou que, em sua vida, sempre procurou definir objetivos, e entre os seus sonhos, sempre esteve o de construir um mundo menos desigual, onde as pessoas possam ter direitos iguais.

"Embora já com 50 anos, eu tenho muita fé e quero até o último dia da minha vida aquilo que tenho como sentido de missão, trabalhar para construir aquilo que eu sempre sonhei, um mundo mais justo", declara. Nesse sentido, o governador aproveitou a ocasião para falar de educação, destacando o Ceará, atualmente, como o Estado a ocupar a 1ª colocação do Norte e Nordeste na avaliação dos 5º, 9º e 3º anos, ao contrário da 7ª posição que ocupava há sete anos, de acordo com o governador.

Igualdade

"Não há caminho mais adequado, mais consistente para se construir um mundo menos desigual que o caminho da educação, e certamente o papel do Estado é fundamental, pois os filhos dos pobres não têm outro caminho que não seja a escola pública para dar um futuro melhor para os filhos, e a escola pública do Estado do Ceará tem melhorado, embora o desafio seja ainda muito longo que a gente tem, mas falando do Estado, é fundamental numa sociedade desigual como a nossa um papel que possa mediar, que possa oferecer essas oportunidades à população, isso se faz na saúde, na educação, na geração de emprego, tantas quantas são as responsabilidades do poder público", avaliou Cid Gomes.

Ao fim da celebração eucarística, todos cantaram parabéns para o governador, acompanhados de um grande bolo decorado com a Arena Castelão. 


Diário do Nordeste

Nenhum comentário :

Postar um comentário