23/05/2013

Lobos marinhos achados mortos no Peru com suspeita de envenenamento

Entre 30 e 50 lobos marinhos foram encontrados mortos em praias do norte do Peru por razões que as autoridades investigam e que uma ONG ambientalista atribui a um provável envenenamento praticada por pescadores artesanais.
Junto dos lobos marinhos foram encontradas as carcaças de alguns golfinhos e de tartarugas marinhas, afirmou Carlos Yaipén, da ONG Orca (Organização Científica para a Conservação de Animais Aquáticos).
"As primeiras informações que temos indicam que foram encontrados entre 30 e 50 lobos marinhos, com sinais de terem sido mortos com veneno para ratos", advertiu Yaipén, destacando que as carcaças apareceram nas duas últimas semanas perto do porto Eten, na região de Lambayeque, 750 km ao norte de Lima.
Um porta-voz do Instituto do Mar do Peru (IMARPE) confirmou a descoberta dos lobos marinhos mortos, mas destacou que o informe que tinham era de que o número encontrado era inferior a vinte.
O pessoal do IMARPE está no local fazendo investigações para determinar as causas das mortes, acrescentou.
Segundo Yaipén, os pescadores artesanais da região consideram os lobos marinhos - que são uma espécie protegida - concorrentes à pesca e por isso costumam matá-los jogando restos de peixe com veneno, que não só mata os lobos marinhos, mas também tartarugas e golfinhos.
O ecologista destacou que há empresas pesqueiras ilegais de outras regiões que usam grandes redes de arrasto ou cerco e que fazem uma concorrência desleal aos pescadores da região ao usar substâncias venenosas.
Yaipén exigiu que as autoridades façam um controle maior sobre o uso de venenos e exerçam uma fiscalização de pesqueiras de arrasto, enquanto destacou que o uso de substâncias proibidas pode afetar a saúde humana.
AFP
Dom Total

Nenhum comentário :

Postar um comentário