22/05/2013

Congresso da Une reunirá 10 mil pessoas em Goiânia para eleger nova diretoria


Adital
Estudantes de todo o país, escolhidos em eleições diretas nas suas universidades, preparam-se para ir a Goiânia, entre os dias 29 de maio e 2 de junho, participar do 53º Congresso da UNE (Conune). São esperados 10 mil jovens, incluindo delegados eleitos em 98% das instituições de ensino superior de todas as regiões do Brasil. O processo eleitoral envolveu quase 2 milhões de estudantes. Na capital de Goiás, será eleita a nova diretoria da UNE, incluindo sua presidência, assim como definidos os rumos e posicionamentos da entidade para os próximos dois anos. 
O Congresso da UNE é o maior encontro da juventude brasileira. Durante os cinco dias, os delegados e observadores terão a oportunidade de debater e trocar opiniões sobre os rumos do país, avaliar as políticas públicas, a ação dos movimentos sociais, os avanços na área da educação, esporte, meio ambiente, direitos humanos e outros assuntos importantes do universo da juventude. O congresso é também uma grande celebração da diversidade entre estudantes de diversas regiões, com atividades culturais, shows, intervenções artísticas, trocas e vivências diárias.
As atividades do encontro serão concentradas em torno da tradicional Praça Universitária da capital goiana, principalmente na PUC-GO e na UFG. 

Comissão da Verdade da Une
Outro ponto alto da programação será a apresentação do primeiro relatório de trabalho da Comissão da Verdade da UNE, que está investigando o caso do ex-presidente da entidade, o goiano Honestino Guimarães. Durante o Congresso, ter;a início o processo de anistia de Honestino e sua família receberá um novo atesto de óbito, reconhecendo a responsabilidade do Estado brasileiro por seu desaparecimento, tortura e morte.
Eleições
O processo eleitoral, que é realizado de forma direta com voto em urna, começou no mês de abril com a escolha dos delegados eleitos e que têm a responsabilidade de representar a sua universidade no 53º Congresso da UNE, principalmente, no momento da eleição da nova diretoria e presidência da entidade. Cerca de 98% das instituições de ensino brasileiras realizaram eleições, com a participação de cerca de 2 milhões de estudantes que elegeram 7 mil delegados em todo o território nacional.
Segundo o regimento, cada Diretório Central dos Estudantes (DCE) em cada universidade organiza o processo eleitoral dos delegados, que são eleitos na proporção de um para cada mil estudantes. As universidades que não possuem um DCE puderam cadastrar uma comissão de 10 estudantes que, após aprovada pela comissão eleitoral, está apta a realizar suas eleições e eleger seus delegados.
Participação
Para os estudantes que ainda querem participar como observadores do 53º Congresso da UNE basta preencher as suas informações no formulário online disponível em www.une.org.br. É necessário gerar o boleto bancário e pagar a taxa de inscrição. Atenção para a importância desse documento, que deverá ser apresentado no momento do credenciamento. Guarde o seu boleto!
A taxa de inscrições, para todos os participantes, é de R$ 75 até o dia 24 de maio. Nos dias do evento, passará a custar R$ 125. Está incluso nessa taxa o direito à alojamento, transporte em Goiânia e alimentação durante os quatro dias.
Contatos:Daniel Iliescu – presidente da UNE
Clarissa Alves Cunha – vice-presidenta da UNE
Mais informações:
Rafael Minoro - Imprensa UNE
11 9 8614.2689 - imprensa@une.org.br

Nenhum comentário :

Postar um comentário