22/05/2013

CPT do Regional Centro Oeste promove XV Romaria da Terra e das Águas

No dia 18 de Maio, a cidade de Goianésia (GO) sediou a XV Romaria da Terra e das Águas, que teve como tema "Cerrado e Sustentabilidade" e como lema "Vi então um novo céu e nova terra" (Ap 21, 1). O evento foi promovido pela Diocese de Uruaçu, em parceria com a Comissão Pastoral da Terra do regional Centro-Oeste.

O objetivo da Romaria é o despertar para a problemática ecológica e ambiental no mundo hoje, “não somente porque ela responde a uma preocupação pontual de sobrevivência da humanidade, mas também porque ela interpela e estimula a fé dos cristãos, impulsionando-os a reconsiderar sua relação com a Criação, e consequentemente, com o Criador”, explica o padre Pedro Márcio, da paróquia de Goianésia.

A Romaria ocorreu no clima da vigília de Pentecostes. De acordo com a Polícia Militar, participaram cerca de 7 mil romeiros. Além de caravanas das paróquias da Diocese de Uruaçu, estavam presentes romeiros de diversas cidades goianas. O ponto alto da Romaria foi a visita da imagem de Nossa Senhora da Abadia do Muquém, vinda do Santuário diocesano. Trazida elas mãos de Dom Messias Reis, bispo de Uruaçu, a imagem sobrevoou de helicóptero o local da Romaria.

Estiveram presentes os seguintes bispos: Dom Messias dos Reis, bispo da Diocese de Uruaçu; Dom Tomás Balduíno, bispo emérito da Diocese de Goiás; Dom Eugênio Rixen, bispo da Diocese de Goiás; Dom Guilherme Werlang, bispo de Ipameri.

Ao final da celebração, foi lida a carta de comprometimento da XV Romaria da Terra e das Águas, que exorta os romeiros a adotarem um estilo de vida que respeite a biodiversidade e promova um desenvolvimento que sustente a vida para todos, privilegiando a solidariedade acima dos interesses particulares. A próxima Romaria da Terra e das Águas será realizada na Cidade de Goiás, daqui a quatro anos.


CatolicaNet

Nenhum comentário :

Postar um comentário