23/05/2013

Dois anos de beatificação! TVCN exibe documentário sobre Irmã Dulce

Considerada o 'Anjo bom da Bahia', Maria Rita de Sousa Brito Lopes Pontes, mais conhecida como Irmã Dulce, foi proclamada beata em 22 de maio de 2011. Em memória à sua beatificação, a TVCN exibiu, nesta quarta-feira, 22, um documentário sobre a religiosa. A produção é composta por uma série de depoimentos de pessoas que conviveram e conheceram a beata. 

Conheça sua história

Nascida na cidade de Salvador (BA), em 26 de maio de 1914, Irmã Dulce deixou um legado marcado pela dedicação e amor aos pobres e necessitados. Desde pequena, costumava rezar e pedir sinais a Santo Antônio, com o intuito de que o santo lhe mostrasse se deveria ou não seguir a vida religiosa. Aos treze anos, já ajudava mendigos, enfermos e desvalidos. Nessa mesma idade, não foi aceita pelo Convento do Desterro devido a pouca idade.

Depois de concluir os estudos, entrou para a Congregação das Irmãs Missionárias da Imaculada Conceição (Smic), em Sergipe. Tomou o hábito de freira seis meses depois do noviciado. Depois de retornar a Salvador, intensificou a doação de sua vida aos necessitados. A beata abrigava mendigos em um barracão abandonado. 

Entre as diversas obras sociais que ela estava envolvida, a religiosa fundou o Hospital Santo Antônio, considerado uma das maiores unidades de saúde do Norte e Nordeste e uma das mais bem equipadas da Bahia. Além do Centro Educacional Santo Antônio (CESA), instalado em Simões Filho, que abriga crianças e adolescentes oferecendo cursos profissionalizantes. Devido à grande atenção dada aos idosos, doentes e pobres, Irmã Dulce recebeu a visita do Papa João Paulo II quando esteve no Brasil. Aos setenta e sete anos, no dia 13 de março de 1992, Irmã Dulce faleceu na cidade de Salvador. 

O milagre que levou à beatificação

fato ocorreu em uma cidade do interior do Nordeste, em um caso de pós-parto, no qual Cláudia Cristiane de Araújo teve uma forte e incessável hemorragia que começou ainda no trabalho de parto. Mesmo depois de passar por três cirurgias, num período de 18 horas, o sangramento não acabava. Entretanto, sem intervenção médica, a hemorragia inexplicavelmente parou e a mulher recuperou-se.

Segundo relatos da época, a interrupção do sangramento aconteceu no exato momento em que a relíquia da beata chegou à sala de cirurgia. Em entrevista à casa de missão da Canção Nova, em Natal (RN), o assessor de Memória e Cultura das Obras, Osvaldo Gouveia, afirmou que "a corrente de orações foi proposta por um sacerdote, contemporâneo de Irmã Dulce, que chegou, inclusive, a enviar para a família dela um pedaço de tecido do hábito (relíquia) que pertenceu à religiosa".


O processo de beatificação teve início, no ano de 2000, com a abertura do processo canônico sobre a vida, virtudes e fama de santidade da religiosa. Em 2001, o Tribunal Eclesiástico recebeu o relato do primeiro milagre ocorrido graças à intercessão de Irmã Dulce. O caso foi avaliado por uma equipe médica do Hospital de Santo Antônio. Já em 2009, o Papa Emérito Bento XVI reconheceu as virtudes heróicas da serva de Deus, o que atribuiu à baiana o título de venerável. O Colégio de Bispos e Cardeais, da Congregação para a Causa dos Santos, reconheceu o milagre no ano de 2011. A beatificação aconteceu em Salvador no dia 22 de maio de 2011.

Canção Nova

Nenhum comentário :

Postar um comentário